Operação Chuvas de Verão 2021.

A Prefeitura de São Paulo tem um plano de ação para prevenir e minimizar os danos causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade.

A Subprefeitura trabalha diariamente para minimizar os efeitos das fortes chuvas que vêm atingindo nossa região, limpando as ruas, bocas de lobo, bueiros, podando e removendo árvores preventivamente, revitalizando pontos de descarte irregular de resíduos. Você também pode contribuir, faça sua parte, ajude a manter nossas ruas e bairros limpos: descarte seus entulhos corretamente nos Ecopontos (são 102 espalhados pela cidade), coloque o lixo na rua próximo ao horário da coleta, não jogue lixo na rua, em córregos, margens de rio ou áreas verdes.

Ao longo do dia, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo divulga a previsão do tempo, riscos de chuva, áreas de transbordamento de córrego em tempo real, situação da cidade e locais em que há estado de emergência.

Você também pode se cadastrar para receber gratuitamente SMS da Defesa Civil sobre informações meteorológicas. Basta enviar uma mensagem SMS para o onúmero 40199, com o CEP de sua residência ou outros locais que tem interesse.

Dicas:

Antes de sair, informe-se sobre as chuvas e, em caso de chuvas, pleneje seus trajetos;
Nunca tente atravessar enxurradas;
Em caso de chuva, não permaneça embaixo de árvores e ou próximo da rede elétrica;
Se possível, evite sair durante as chuvas;
Não estacione em lugares com risco de alagamento;
Não entre em contato com a água da enchente;
Durante as chuvas, siga a orientação dos agentes da CET.