Córrego do Cordeiro recebe mais um piscinão para contenção de enchentes

Com capacidade para armazenar 50 mil m³ de água, o novo reservatório beneficiará população de Cidade Ademar

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), entregou nesta sexta-feira (21) o piscinão RCO1 do Córrego do Cordeiro, em Americanópolis.

“Esse é o terceiro piscinão que essa administração entrega. Já entregamos outros dois na Zona Leste e esse na Zona Sul. Temos mais cinco em construção e estamos buscando outras formas de financiamento, inclusive com a possibilidade de termos parceiros privados investindo na construção”, disse o prefeito Bruno Covas.

O novo reservatório, na Rua Álvares Fagundes, 957, tem capacidade para armazenar 50 mil m³ de água, o equivalente a 20 piscinas olímpicas. Os trabalhos foram iniciados em maio de 2017 e concluídos no último dia 30. A Prefeitura investiu R$ 40,5 milhões nesta importante obra de drenagem que beneficiará toda a população de Cidade Ademar.

O piscinão receberá as águas excedentes do Córrego do Cordeiro, que serão escoadas com o auxílio de quatro bombas, cada uma com capacidade de vazão de 360 litros por segundo.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, a atual gestão tem um compromisso com a população mais pobre, que é aquela que sofre quando tem um alagamento. “Que a população local nos ajude a ter menos problemas com as obras. Não joguem lixo na rua e nos córregos”, finaliza.

Lazer e convivência

Na área do reservatório foi construída uma praça de 186 m² que oferece academia ao ar livre. A população terá aparelhos de ginástica à sua disposição. Para as crianças, foi feito um playground de 349 m², com escorregadores, seis gangorras e uma escada horizontal.

A boa permeabilidade do solo foi contemplada no projeto de paisagismo do entorno do piscinão. Foi realizado o plantio de grama (2,4 mil m²), arbustos e várias espécies de flores. Também foram instaladas oito lixeiras e 13 postes de iluminação, além de 120 metros de calçada com piso tátil.

Os reservatórios RCO2 e RCO3 do Córrego do Cordeiro foram entregues em 2016. O RCO2 tem capacidade de 37,7 mil m³ e o RCO3, de 40,8 mil m³.

Outras obras de drenagem em execução

No córrego Ipiranga (ZS), as obras do reservatório R2-Aliomar Baleeiro tiveram início em agosto de 2017 e serão finalizadas no 2º semestre de 2019. No Córrego Mirassol (ZS), a canalização foi retomada em agosto de 2017. Ela estava paralisada desde 2012 por falta de recursos. Já foram executados 1.932m de novas galerias e os trabalhos devem ser concluídos em março de 2019.

No Córrego Tremembé (ZN), tiveram início em junho de 2018 as obras do reservatório R3, com previsão de conclusão para janeiro de 2019. Ainda no Córrego Tremembé, em outubro de 2017 foram concluídas as obras de canalização entre as ruas Imbiras e Casuarinas, em julho de 2018 foram concluídas as obras de canalização entre a Av. Sezefredo Fagundes e Rua Rodolfo Cavinato. Também estão em andamento obras de microdrenagem na Rua Bernardino Antunes Silva. No Alto da Lapa (ZO), está em construção um piscinão na Av. Diógenes Ribeiro de Lima. As obras foram iniciadas em agosto de 2018 e serão entregues em fevereiro de 2019.

A obra no reservatório R7 do Córrego Aricanduva (ZL) foi suspensa para readequação contratual e de projeto, devido a interferências (redes de gás). Anteriormente, a obra já havia ficado nove meses paralisada porque a gestão terminada em 2016 iniciou os trabalhos apenas com projeto básico. No ano passado, a nova gestão fez o projeto executivo para retomar a construção. A previsão é que o reservatório seja concluído seis meses após a retomada dos trabalhos, sendo que 50% da obra já foi executado. O reservatório R3 aguarda aprovação dos projetos executivos para ter suas obras iniciadas e o reservatório R8 está em fase de finalização do projeto. Ambos estão localizados no Córrego Aricanduva. A atual gestão entregou, no ano passado, o piscinão Guamiranga em fevereiro e, em dezembro, o piscinão R6 do Córrego Aricanduva, ambos na Zona Leste.

No Programa de Redução de Alagamentos (PRA) foram concluídas em dezembro de 2017 as obras nas ruas Joaquim Odorico Teixeira (ZS) e Pinheiro Machado (ZO), em maio de 2018 foram concluídos os trabalhos na Rua Lourenço Prado (ZO) e em agosto desse ano foram finalizadas as obras nas ruas Formoselha (ZL) e Garapeba (ZS). Estão em execução as obras nas ruas Poetisa Colombina (ZO) e Cipriano Rodrigues (ZL), com término previsto para o fim deste ano, Rua Chacuru (ZL) com término para janeiro de 2019 e Rua Armando Cardoso Alves (ZL) com previsão de término em março de 2019.