Prefeitura entrega Telecentro do Jardim Apurá

Situado ao lado da Represa Billings, na Zona Sul de São Paulo, o Jardim Apurá tem características de uma ilha. A única entrada de acesso é por meio da estrada do Alvarenga. O bairro faz divisa com o município de Diadema. Neste local distante e carente, onde vivem 13 mil habitantes, a Prefeitura abriu mais um Telecentro. É o 26º inaugurado pela atual administração municipal. O prefeito participou do evento de entrega do equipamento.

Instalado junto a casas de alvenaria inacabadas e de cinco bares, o Telecentro do Jardim Apurá, região administrada pela Subprefeitura de Cidade Ademar, representa uma conquista importante para a comunidade local. A vida comercial no bairro tem pouco movimento. A maior parte das pessoas trabalha por conta própria. Vende bolos, salgados, trabalha em oficinas mecânicas ou em salões de cabeleireiro. Não existem empresas estabelecidas nem indústrias no Jardim Apurá.

Após caminhar pelo bairro e inaugurar o Telecentro, o prefeito disse que a Prefeitura trabalha para melhorar as condições de vida na periferia da cidade. “Estamos contentes em firmar esta parceria aqui no Jardim Apurá. Por meio do Telecentro, fazemos justiça social e promovemos a inclusão digital. É a mão da Prefeitura dando oportunidades àqueles que não tinham acesso à tecnologia da informática, à internet, ao computador”, afirmou.

Em pré-operação desde o dia 13 de outubro, o Telecentro do Jardim Apurá tem 19 computadores, servidor, terminal para uso administrativo e impressora. Atende 200 pessoas por dia e já conta com mais de 600 pessoas cadastradas. No espaço, os alunos aprendem curso básico de informática e a fazer planilhas e currículos. A Prefeitura investiu R$ 30 mil em equipamentos e móveis para o Telecentro.

As entidades parcerias da Prefeitura na unidade são a Associação Comunitária de Apoio Social Jardim Apurá (Acasba) e o Movimento Paulista.

Com a entrega oficial da unidade, já são 155 os Telecentros instalados na cidade. Na região de Cidade Ademar há ainda as unidades do Jardim Rubilene, CEU Alvarenga, Despertar, Jardim Niterói, São Jorge e Espaço Cidadão. “Este é o papel do Telecentro. Estar próximo das pessoas de baixa renda e em locais onde o é alto o índice de desempregados”, afirmou o secretário de Participação e Parceria. Também participou do evento o subprefeito de Cidade Ademar.

(Texto: SECOM - Foto: Luiz Guadagnoli/SECOM)