Um ano para ser lembrado: muitas realizações na região

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Administrar uma subprefeitura, é administrar uma cidade. Com 370 mil habitantes, numa região 30,7 km2, é composta por dois distritos: Cidade Ademar e Pedreira, próximo à represa Billings.

Iniciando a gestão em 2005, pode se observar que haveria um árduo caminho a ser trilhado. Seja por lideranças comunitárias batendo às portas da subprefeitura ou em visitas aos bairros, foi detectado um grande número de problemas: na área de infra-estrutura, ruas e avenidas esburacadas, sujeira acumulada em bocas-de-lobo, galerias e córregos.

No social, ausência de uma política pública local que oferecesse desde as crianças a 3ª idade um amparo quanto à saúde, educação, cultura, esportes, assistência social e outras questões relacionadas.

“Não adianta falar mal de quem já passou. Temos que analisar os erros e acertos, planejar e usar corretamente os recursos que temos em mãos para executarmos uma boa gestão pública”. Foi com este discurso que o subprefeito Fernando Fernandes Filho deu início à sua gestão em 2005. Ex-prefeito do município de Taboão da Serra, foi logo aproveitando sua experiência imprimindo uma filosofia de gestão: “Aqui não é apenas uma região. É um local de dimensões de uma cidade. Nosso pensamento e ação têm que ser proporcional a isto”, analisa o subprefeito.

Assim sendo, iniciou revitalização nos dois distritos da região através de um plano regional de intervenção, com ações emergenciais e outras de médio a longo prazo, compreendendo basicamente duas áreas: infra-estrutura e social, a fim da melhoria da qualidade de vida local. Visitando a comunidade ou recebendo-os na subprefeitura, foram analisadas as principais reclamações, onde imediatamente foi implantado o programa de melhoria de bairros em locais que eram absolutamente necessárias algum tipo de intervenção ou conservação.

Houve a implantação de guias e sarjetas, além da pavimentação em locais tais como no carente bairro de Mata Virgem – distrito de Pedreira, que apresenta IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) semelhante ao Jardim Ãngela.

O mecânico Carlos Freitas da Cruz, morador do bairro desabafa: “Éramos esquecidos. Não lembravam de nós nem em época de eleição!. Mas agora está diferente. A Prefeitura chegou até nós”. Não somente neste bairro, como em vários outros, ao todo foram 39 pavimentações e 6 fresagens/recapeamentos. E em andamento e programadas já estão mais 8 vias a pavimentar e mais 11 fresagens/recapes para 2007.

As principais vias de acesso, com grandes concentrações de tráfego, pedestres e atividade comercial foram atendidas: avenidas. Augusto de Castro, av. Celso dos Santos – toda extensão; av. Cupecê – trecho da rua das Flechas até rua Domenico Palma; av. Prof. Cardoso de Mello Neto; estrada do Alvarenga – toda extensão; rua Antonio Gil. Tudo isto totalizando 119.550m2 recapeados.

Nas áreas de risco, mapeadas pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) já foram investidos R$ 1,5 milhões em contenção de encostas, construção de murros de arrimos, a proteção das margens dos córregos do Coloco e do Cordeiro, ou na construção e recuperação das galerias de águas pluviais das ruas Vitório Paiva, Senador Paulo Guerra e Socialista.

Legenda fotos (por ordem): Intervenção área de risco – Rua da Saúde bairro de Mata Virgem. Pavimentação - Rua da Saúde. Recapeamento av. Prof. Cardoso de Mello Neto.



(Texto: Marcio Wirkus)