Moradores do Jardim Miriam recebem nova AMA

O prefeito de São Paulo entregou nesta quinta-feira (14/12) a nova unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Jardim Miriam. É a 34ª AMA inaugurada pela atual gestão, e a terceira na região.

“É muito gratificante ver os bons resultados dos serviços de saúde oferecidos à população. A Prefeitura procura, cada vez mais, aperfeiçoar sua rede de atendimento na saúde. Eu tenho certeza de que estamos no caminho certo, com as parcerias, a valorização dos profissionais e a reforma das instalações das unidades de saúde”, disse o prefeito.

A AMA Jardim Miriam funciona na avenida Santo Afonso, 419, no prédio construído em terreno anexo à Unidade Básica de Saúde Jardim Miriam. A unidade entrou em operação dia 21 de novembro, com capacidade para 300 atendimentos por dia, de segunda a sábado, das 7h às 19h. Será referência para os bairros de Americanópolis, Jardim Miriam, Vila Patrimonial, Vila Clara, Cidade Júlia, Jardim Melo, Vila Santa Margarida, Vila Capela, Vila Mayara, Jardim Vilas Boas, Jardim Luso e Vila Elida.

Em dois pavimentos funcionam sete consultórios, salas de observação infantil e adulto, salas de acolhimento, inalação, dispensação de medicamentos, sutura, curativo, medicação, esterilização, recepção e espera, além de almoxarifado e áreas destinadas à administração. O atendimento é feito por dois pediatras, dois clínicos, um cirurgião, oito técnicos de enfermagem, cinco auxiliares técnicos, além de um técnico para operação de raio-X.

A obra resultou da parceria entre Prefeitura e Associação Congregação Santa Catarina. Segundo Euler Baumgratz, superintendente da instituição, é uma parceria que traz bons frutos no atendimento à saúde, como vem sendo demonstrado no trabalho em outras duas AMAs também da Zona Sul, e no Programa de Saúde da Família, realizado nas UBSs.

Prevenção

Uma das metas da Secretaria Municipal de Saúde para o próximo ano é intensificar o trabalho preventivo nas unidades de saúde do município. Para isso, segundo a secretária da pasta, os programas de atendimento deverão ser ampliados. “Em 2007 nós vamos fortalecer as práticas de saúde. É importante construir e reformar os equipamentos de saúde, mas é fundamental que a gente melhore as práticas de assistência dos programas à criança e de saúde da mulher”, disse.

Nessa região da Zona Sul, as maiores incidências registradas são doenças isquêmicas do coração, cérebro-vasculares e pneumonia. Essas ocorrências podem ser reduzidas com programas preventivos. As AMAs ampliam o acesso a esses programas e também agilizam o encaminhamento dos casos. “Com as AMAS melhorou muito o serviço de saúde, principalmente para as pessoas que só contam com o atendimento da rede pública. Nós tínhamos um gargalo muito grande. A reclamação diária era que a população não conseguia uma consulta mais rápida”, declarou o subprefeito de Cidade Ademar.
 



(Texto: SECOM)