Igreja comemora dia de Nossa Senhora com festa

Oito mil pessoas compareceram à Festa de Nossa Senhora às margens da represa Billings

Em 1717, os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso tentavam pescar sem sucesso no rio Paraíba, na época Itaguaçu. Toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia. Porém, em algum momento, os três pescadores sentiram a rede pesar e, ao subi-la à superfície, descobriram a imagem de uma santa, sem cabeça.

Ao jogar a rede mais uma vez, encontraram a parte que faltava à imagem. Limpando a estatueta, os pescadores identificaram-na como Nossa Senhora da Conceição, santa de pele escura. 

A partir de então, as redes dos três pescadores, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse foi considerado o primeiro milagre da santa. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem e receber os fiéis. A santa passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.

Às margens da represa Billings, o maior manancial da grande São Paulo, um morador do bairro de Cidade Ademar também adotou, em 2001, Nossa Senhora Aparecida como protetora local. E essa história de fé e devoção transformou-se na maior festa da região, chegando a constar no calendário turístico divulgado pela subprefeitura de Cidade Ademar.

Para comemorar o dia 12 de outubro, dedicado nacionalmente à santa de pele escura, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em parceria com o subprefeito Beto Mendes e o vereador Gilberto Natalini, realizou no feriado uma grande festa com procissão náutica, missa campal e apresentações de bandas católicas.

A Festa de Nossa Senhora Aparecida reuniu quase oito mil católicos de várias regiões, que acompanharam a chegada da imagem de Nossa Senhora pelas águas da represa Billings e participaram da celebração presidida por vários padres ao lado de Natalini, Beto Mendes e Miguel Ribeiro, o idealizador da festa. 

O evento foi encerrado com 15 minutos de queima de fogos. “Foi uma festa com muita fé e emoção, que movimentou as águas da represa e também a cidade inteira”, finalizou o vereador Natalini.