Subprefeitura de Cidade Ademar Participa de Simpósio: Envelhecimento Ativo

No último dia 26 de outubro, foi realizado na ALESP (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), no auditório Franco Montoro, o Simpósio: Envelhecimento Ativo – Formulação de Planos de Ação pra a Promoção do Envelhecimento Saudável e Ativo.

O evento, que começou às 8h, é uma iniciativa do vereador Gilberto Natalini, em parceria com o deputado estadual José Augusto.

Compuseram a mesa de abertura as seguintes autoridades: o subprefeito Beto Mendes (Cidade Ademar), o secretário municipal Walter Feldman (Esporte), o vereador Gilberto Natalini, e o deputado estadual José Augusto, entre outras autoridades.

Considerando que a população com mais de 60 anos é altamente revestida de importância social, e constitui ampla camada na pirâmide etária, o debate de políticas em prol dos idosos é imprescindível.

Dessa forma, o objetivo do seminário é incentivar a discussão e formulação de planos de ação que promovam um envelhecimento saudável e ativo. Desenvolvido pela  OSM (Organização Mundial de Saúde), o projeto também faz parte do Programa de Envelhecimento e Curso de Vida.

O seminário tem como base “Saúde e Envelhecimento – Um trabalho em Discussão”, de 2001. A questão principal deste seminário, gira em torno da necessidade de melhorar as condições na “Terceira Idade”, uma vez que a expectativa de vida tem aumentado em grande parte do mundo. Os textos apresentados pelos parlamentares apontam planos de ações para o envelhecimento ativo, além de conter recomendações e comentários de especialistas.

Estiveram também presentes na solenidade governantes, entidades não-governamentais, idosos e o setor privado, todos responsáveis pela formulação de políticas e programas ligados ao envelhecimento.