Operação Defesa das Águas – Ações e Metas para 2008

Anunciado pelo prefeito Gilberto Kassab e o governador José Serra há quase um ano, exatamente em 23 de março de 2007, a Operação Defesa das Águas, vem avançando consideravelmente tanto na Zona Sul através das subprefeituras (Cidade Ademar, Capela do Socorro, M'Boi Mirim e Parelheiros), como nas demais regiões da Cidade de São Paulo. Com o objetivo de controlar, recuperar, e urbanizar as áreas em torno represas Billings e Guarapiranga em uma primeira etapa e posteriormente todas as bacias hidrográficas que abastecem a Cidade como: a Serra da Cantareira (Zona Norte) e a Várzea do Rio Tiete (Zona Leste).

Rememorando os principais passos deste Mega Projeto, já foram constituídos os Comitês Gestores com a participação de cada órgão da prefeitura e do governo do estado, bem como outros órgãos públicos/privados, a PM/A (Polícia Militar Ambiental) e GCM/A (Guarda Civil Metropolitana Ambiental) e Polícia Civil Ambiental.


Cidade Ademar se engaja neste processo

As reuniões do Comitê Gestor na Subprefeitura Cidade Ademar acontecem semanalmente sempre às segundas-feiras às 14h, onde são expostas as principais diretrizes da Operação, bem como, novas ações.

Cabe a Polícia Militar Ambiental e Guarda Civil Metropolitana Ambiental, fiscalizar as áreas de mananciais, que são subdivididas nos Distritos de Cidade Ademar e Pedreira em Perímetros 1 - Balneário Mar Paulista; 2 – Jardim Bandeirante e Jardim Apurá; 3 – Condomínio 7 Praias, próximas as margens da represa Billings.

Para ajudar a comunidade neste processo, foram implantadas cerca de 30 placas de sinalização que ajudam na identificação dos locais que estão congelados para novas ocupações, com os seguintes dizeres (Operação Defesa das Águas – Não Construa em Lotes Ilegais - Sujeito à Multa, Detenção e Demolição - Disque Denúncia – 156 ou 5667-7000), que ajuda a informar a comunidade.

"Esse trabalho de conscientizar a população é muito importante para nós", expõe o subprefeito Beto Mendes. "Para este ano aumentaremos a fiscalização nessas áreas previamente congeladas e ampliaremos essas áreas. Pois defender o direito dos cidadãos de ter água potável e de qualidade é um dever de todos", finalizou.

Um dos trabalhos realizados, que mostra a integração entre comunidade e poder público, foi à realização do “Mutirão de Limpeza no Jardim Apurá” que aconteceu no último mês de dezembro. Com a participação da Sabesp, EMAE, UBS Jardim Apurá, Subprefeitura e Comunidade foram retirados cerca de 30 caminhões de lixo da orla da represa Billings. Como forma de compensar o impacto ambiental e a degradação da área, serão plantadas cerca de 640 árvores pela Secretaria do Verde entre as Ruas Engenheiro Caio Dias Batista e Dari Barcelos no Jardim Apurá.



(Texto: Asscom/SP-AD - Fotos: Asscom/SP-AD)