São Paulo está mais diversificada do que nunca

A comemoração para o primeiro jogo da Copa 2014 e estreia do Brasil aconteceu no centro de São Paulo

 Vale do Anhangabaú, um dos cartões postais mais conhecidos da maior cidade do Brasil: parecia uma torre de Babel do século 21.

Qual esporte pode reunir gente de todos os lugares? O futebol.

Qual cidade é a cara do mundo? São Paulo.

A comemoração para o primeiro jogo da Copa 2014 e estreia do Brasil aconteceu no centro de São Paulo. Gente que veio para assistir aos shows e à transmissão ao vivo da partida contra a Croácia e que se divertiu e celebrou o futebol como grande catalisador de união entre diferentes povos.

Chilenos, japoneses, australianos, ingleses, alemães, argentinos, americanos e muitos brasileiros. Mas tinham também uruguaios, colombianos, nigerianos e muitos croatas. O clima entre as variadas torcidas pode ser descrito como sendo de confraternização universal.

“Estou muito feliz. A festa está muito linda e animada”, disse o chileno Bolívar Dias. Animado junto de três outros amigos, ele não titubeou ao afirmar que a seleção de seus páis vai ganhar a Copa.

O paulistano Tales afirmou que São Paulo está cheia de turistas estrangeiros e que “todos vão ser muito bem recebidos aqui. E claro, o Brasil vai ser hexacampeão. Não vai ter para ninguém”.

Vestidos com o tradicional traje típico da Escócia, o kilt, Ian e Peter estavam muito animados com a festa tirando fotos com quem lhes pedisse sempre solícitos. Para Ian, o Brasil é o grande favorito “e como o time escocês não se classificou para a Copa, nós vamos torcer pela seleção verde-amarela”.

Todos conversavam entre si usando mímicas, conhecimentos da língua do outro mesmo que fosse pouco. O inglês e o espanhol eram as duas línguas dominantes entre os estrangeiros. E todos pareciam animados com a festa em São Paulo.

“São Paulo é cidade mais fantástica que conheço. Eu nunca estive em uma cidade assim com gente tão alegre”, afirmou o australiano Lingham. Mesmo torcendo por sua seleção, ele explica não crer que a Austrália vá à final. “O Brasil deve ganhar o título”, finaliza com certeza.

Adversário do Brasil no grupo, o México contou com grande número de torcedores na festa no Vale do Anhangabaú. Alberto, vestido com as cores da bandeira de seu país, disse que está muito contente em poder ter vindo ao Brasil para a copa. “Meu coração está com o México, mas o Brasil é que vai ganhar a Copa”.

Um grupo formado por torcedores japoneses estava muito animado. Um deles, Haka, vestido com a camisa de sua seleção e um chapéu do Brasil assegurou que “o Japão vai ganhar seu primeiro título e o Brasil será vice-campeão”.

Presentes em grande número, os torcedores da Croácia estavam muito à vontade cantando seus hinos e tentando conversar com os brasileiros. Ivan, com as cores da bandeira do país europeu pintadas no rosto, aposta em um grande jogo “e um empate vai ser um bom resultado para ambas as seleções”.

A festa se estendeu até a noite com o mesmo clima de confraternização na cidade que acolhe a todos sem distinção de origem, sem distinção de torcida. A Copa começou bem em São Paulo.