Capital ganhará 37,9 km de faixas exclusivas e supera meta prevista para o ano

Serão implantados 37,9 km de faixas exclusivas para ônibus na próxima semana, a partir de segunda-feira (16). Com novas vias destinadas a aumentar a velocidade dos coletivos, operação Dá Licença para o Ônibus irá atingir a marca de 320,7 km e superará meta prevista para este ano

A cidade de São Paulo ganhará na próxima semana, a partir de segunda-feira (16), 37,9 km de novas faixas exclusivas para ônibus. Com as implantações, a operação Dá Licença para o Ônibus atingirá a marca de 320,7 km de vias destinadas a aumentar a velocidade do transporte coletivo criadas em 2013 e irá superar a meta ampliada para dezembro.

Entre as novas vias exclusivas que entrarão em operação, estão a avenida Sapopemba, que ganhará mais 2,2 km, além de ruas da região da Freguesia do Ó, que receberão mais 2 km e também da Lapa, com novos 1,1 km.

O Programa de Metas 2013-2016 previa a implantação de 150 km de faixas exclusivas até o fim da gestão. Em junho, o prefeito  ampliou a meta para 220 km até o final deste ano. A marca foi superada em outubro, quando o secretário Municipal de Transportes, ampliou novamente o objetivo para 300 km até dezembro.

Um estudo preliminar divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em setembro, apontou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 77 novos trechos aumentou em 45,7%. De acordo com os dados, a velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implantação das faixas, passou para 20,8 km/h. Os dados indicam que, um deslocamento de uma hora, agora, seria feito em 33 minutos.

Aprovação

De acordo com pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo, também divulgada em setembro, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor das faixas. Entre os usuários de carro, a aprovação chega a 86%. Outra pesquisa, também de setembro, feita pelo Datafolha, aponta que 88% dos 823 entrevistados aprovam a adoção das vias exclusivas para ônibus, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam transporte individual.