Ciclo de Palestras: “Alimentação e Meio Ambiente"

- Sistemas Alimentares Saudáveis -

 

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente em 16 de outubro. Esta data coincide com a criação da FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. A cada ano um novo tema é selecionado com o objetivo de chamar a atenção para importantes questões envolvendo a segurança alimentar e nutrição.

Em 2013 a FAO definiu como tema para este dia “Sistemas Alimentares Saudáveis” e propõe uma análise dos impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente. Da plantação à colheita, do processamento às embalagens, do transporte até as prateleiras de comercialização, a comida que chega às nossas mesas passa por diversas fases e para isso utiliza um bocado de água, cria perigosos gases de efeito estufa e termina afetando cada planta e animal do planeta.
(fonte: site FAO Brasil).

Este ciclo de palestras tem o objetivo de abordar diversos aspectos da temática que possibilitem a reflexão e diálogo na perspectiva de uma alimentação compatível com o momento atual e na direção da sustentabilidade e do prazer de comer e conviver.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Programação:

29/10/2013 – (3ªf) – “A comida como cultura e a cultura da comida”
 

Neste encontro a abordagem enfatiza o alimento como criador de círculos virtuosos que envolvem cultura, identidade e excelência no desenvolvimento sustentável.
Facilitação: Paulo Turziani, médico Veterinário graduado pela Universidade Estadual de Londrina, Pós graduado em Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Estadual de Londrina, M.B.A pela Fundação Getúlio Vargas; Curso de Cultura e comida tradicional pela Academia Del Gusto, Arezzo –Itália - e Curso de Cozinha profissional pela ALMA, Scuola Internazionale di cucina italiana, Parma- Itália. Trabalha como cozinheiro profissional no L ´Epicerie produções culinárias.

31/10/2013 – (5ªf) – “Uma Nova Política Alimentar para São Paulo: desafios e perspectivas”
 

Não é tarefa fácil manter hábitos alimentares saudáveis na metrópole, mas essa não é uma responsabilidade apenas do indivíduo; políticas públicas direcionadas à produção, ao abastecimento e ao consumo de alimentos são necessárias. Nessa exposição serão abordados caminhos e estratégias para ampliar o acesso à alimentação saudável, saborosa e com preço justo na cidade de São Paulo.
Facilitação: Edgar William dos Santos, gestor público, trabalha desde 2001 na implantação e na gestão de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional. Como representante do Instituto Harpia Harpyia, compôs a coordenação do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional e foi consultor no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo durante a gestão de D. Mauro Morelli. Esteve à frente da implantação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Suzano. Atualmente, preside o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo.

Serviço: Ciclo de Palestras "Alimentação e Meio Ambiente" - Sistemas Alimentares Saudáveis

Dias: 29, 31 de outubro de 2013 (terças e quintas-feiras)

Horário: das 14h às 17h
Coordenação: Suely Feldman Bassi
Público focalizado: profissionais da saúde, educadores e interessados em geral.
Vagas: 80
Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3 estacionamento (Zona Azul).
Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
 

As palestras são interdependentes. O participante escolhe a quais palestras virá.