Mutirão da Prefeitura triplica retirada de veículos abandonados nas ruas

Em dois meses, Subprefeituras recolheram 783 carros; outros 1.483 foram retirados das vias por seus proprietários;no total, 2.266 veículos a menos obstruindo o espaço viário da cidade

A Prefeitura triplicou a retirada de veículos abandonados nas ruas de São Paulo. É o que demonstra balanço da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que, em conjunto com a Secretaria de Transportes, comandou um mutirão de 60 dias – em junho e julho - para desobstruir o espaço viário da cidade.

 

Neste período, 783 carros abandonados foram recolhidos das ruas pelas Subprefeituras, sendo encaminhados para pátios, média de 13 por dia. O resultado é três vezes maior que a média diária de 2011, quando se retirou diariamente, em média, quatro veículos das vias. Ou seja, em dois meses, 2.266 veículos abandonados saíram das vias paulistanas, um enorme ganho para o espaço viário público

 

A Subprefeitura Cidade Ademar recolheu, neste período, 54 veículos de suas vias.

 

Em maio deste ano o prefeito Gilberto Kassab determinou que as Secretarias de Coordenação das Subprefeituras e de Transportes realizassem um esforço concentrado para a retirada de veículos abandonados em vias públicas. Mesmo com trabalho das 31 Subprefeituras, a cidade ainda convivia com grande número de carros parados em vias por mais de cinco dias. Todas as Subprefeituras e a CET enviaram fiscais às ruas para, seguindo a legislação, autuar os proprietários de veículos e, após o prazo de cinco dias, retirar os ainda irregulares.

 

Leilões

Com a ampliação no número de remoções os pátios das Subprefeituras ficaram lotados. Esse acúmulo de carcaças e carros está sendo retirado através de leilões realizados pelas Subprefeituras. Ao todo a Prefeitura já fez 22 leilões e tem mais dois marcados para o mês de agosto. Já foram retiradas 435 toneladas de carcaças dos pátios de 13 Subprefeituras.

 

Os próximos leilões acontecerão em Cidade Ademar em 21 de agosto e na 21 Mooca no dia 10 do mesmo mês. Além disso, no mês de maio um novo pátio com 34.100 m² foi inaugurado na região da Sé.

 

Fiscalização

A legislação determina que os fiscais das Subprefeituras vistoriem o veículo supostamente abandonado e fixem um aviso com o prazo de cinco dias para que o proprietário retire o veículo.

 

A Subprefeitura é obrigada por lei a verificar o histórico do automóvel acionando a policia e órgãos de transito. Caso o proprietário não seja encontrado e o veículo não possua ocorrência de furto ou roubo ou outro ilícito penal, o carro é recolhido para pátio da Subprefeitura e passa a ser considero sucata.

 

Denúncias

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 156, praças de atendimento das Subprefeituras ou pelo site http://sac.prefeitura.sp.gov.br.