Zeladores comunitários recebem treinamento de Brigada de Incêndio

Nesta quarta-feira (15), zeladores comunitários das áreas de risco do Jabaquara e de Cidade Ademar participaram do treinamento do Programa de Prevenção Contra Incêndio em Assentamentos Precários (PREVIN).

O curso ministrado pelos Sargento Geraldo Felix Câmara e Comandante Washington Luis Roque de Sousa, foi realizado na Subprefeitura e no espaço do Corpo de Bombeiros do Jabaquara, e capacitou 22 agentes das duas regiões.

Após a palestra, que lembrou os principais princípios do combate a incêndios, os zeladores participaram de aulas práticas. O Programa tem como objetivo estabelecer e desenvolver procedimentos visando dar agilidade e eficácia nas medidas de prevenção e combate a incêndios em assentamentos precários, além de agregar esforços dos Órgãos participantes e da Comunidade, com sua inserção por meio de ações educativas.

Para facilitar o diálogo entre a comunidade e o poder público, cada zelador comunitário, recebe uma bolsa-auxílio mensal. Todos são treinados com base no "Manual do Zelador Comunitário e do Grupo de Ação Comunitário", desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros.


Sobre o PREVIN
O programa é amplo, conta com etapas de atuação, e prevê ações integradas. A Sabesp, por exemplo, realiza obras para a implantação ou ampliação da rede de hidrantes em local onde exista viabilidade. Para garantir a segurança e a ação rápida em casos de incêndio, a Secretaria da Habitação faz o cadastramento dos domicílios já existentes, contabilizando o número de pessoas, o que agilizará o trabalho das assistentes sociais. Já a Eletropaulo atua de forma a identificar e eliminar as ligações clandestinas, os chamados "gatos" ou gambiarras, que podem iniciar incêndios nas comunidades.
 
Com informações da Subprefeitura Jabaquara