Aniversário da Billings une Prefeitura em prol do meio ambiente

No ultimo dia 26, um dos maiores reservatórios de água da capital paulista e grande São Paulo comemorou seus 54 anos de existência promovendo a união intermunicipal pelo meio ambiente e sustentabilidade. As prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo e de Diadema  promoveram um grande ato de limpeza e reciclagem na orla da Represa Billings.

 

Os três municípios sofrem há muitos anos com a ´´Rota do Entulho´´, como é chamada por moradores da região de divisas o percurso que circunda a represa e que é alvo constante da ação irregular de bandidos que sujam e despejam toneladas de entulho e lixo em vias públicas. Em 2010 a Subprefeitura de Cidade Ademar, representante da prefeitura na ação, realizou em parceria com a GCM e PM a maior operação de apreensão de entulho da cidade de São Paulo, onde cerca de 200 toneladas de detritos e mais 20 carcaças de caçambas foram recolhidas, e apreendidas. O esforço das três cidades em realizar uma ação conjunta pela preservação destas áreas de proteção de mananciais afetadas se justifica pela formas encontradas pelos infratores em burlar a fiscalização.

 

Muitos caçambeiros que despejam entulho irregularmente em Cidade Ademar, não recolhem o material no perto ou na mesma região, o que muitas vezes acontece explica o Supervisor de Fiscalização da Subprefeitura de Cidade Ademar Washington Sampaio; é que em Diadema despejam entulho caminhões de São Paulo, que recebem caminhões de São Bernardo e assim o círculo se repete.

 

A ação voluntária vai percorrer vias que estão em áreas de preservação na busca por pontos viciados de entulho e lixo acumulado nas margens da represa e identificar demandas desse caráter que venham a ser encontradas durante a vistoria.

 

No dia 26, o ´´Mutirão de Limpeza, Eu sou voluntário´´, contou com voluntários e  com uma grande mobilização das lideranças e moradores da região na Prainha do Parque Ideal, na Estrada do Alvarenga. No mesmo dia, das 20h30 às 21h30, São Bernardo aderiu à ação Hora do Planeta 2011, quando a Prefeitura apagará as luzes do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) e também do Parque Raphael Lazzuri, Parque da Juventude Città Di Maróstica e Paço Municipal para mostrar sua preocupação com o meio ambiente e a saúde do planeta. A Subprefeitura Cidade Ademar vai acompanhar as ações nas regiões de divisas e colocou à disposição da aliança 4 caminhões e 30 colaboradores que vão auxiliar nos trabalhos.