Subprefeitura Cidade Ademar flagra descarte irregular de entulho em área de preservação de manancial

Autuação conjunta com Guarda Civil Metropolitana faz parte das ações da Prefeitura para combater este crime ambiental


A Subprefeitura de Cidade Ademar , com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (ambiental), flagrou na tarde desta quarta-feira (18/8) um caminhão baú que realizava o despejo irregular de entulho em um condomínio residencial localizado na Rua Riese, no bairro Balneário Sete Praias, área de preservação de manancial.

Os responsáveis foram multados em R$ 12 mil e encaminhados para a 48º DP para averiguação. O veículo que chegou a descartar parte do entulho que carregava, aproximadamente uma tonelada, foi apreendido.

O descarte de lixo e entulho nas ruas e córregos da cidade é uma das causas que agravam as enchentes. A Prefeitura de São Paulo oferece alternativas para o descarte de lixo e entulho, como os ecopontos, que são postos de entrega voluntários e as operações de cata-bagulho.

Além disso, são realizadas operações conjuntas com o Governo do Estado, em toda a capital, para combater o descarte irregular de entulho. As ações contam com plantões de fiscalização 24 horas e intensificação de blitzes durante todo o dia, incluindo a madrugada, para flagrar infrações. No total, 20 infratores foram multados em R$ 12 mil cada; 32 pessoas foram detidas e 15 veículos apreendidos.

A população pode colaborar por meio de denúncias feitas pelo telefone 156 ou pelo Disque Limpeza 08007270211. Também contamos com o telefone de disque-denúncia 2219-2219 para os casos de flagrantes.