Secretaria Municipal das Subprefeituras reúne todos os subprefeitos para discutir combate à dengue

No dia 19 de novembro (sábado), ações coordenadas e personalizadas serão feitas para atender a realidade de cada subprefeitura e vão ocorrer em toda a cidade.

 
A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) reuniram os subprefeitos  das 32 subprefeituras para alinhar o plano de ação para o combate à dengue.  Além disso, na semana de 21 a 25 de novembro, os serviços para combater o vetor transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre-amarela serão intensificados na preparação da cidade para o período pré-sazonal, onde aumentam os casos de pessoas infectadas pelo mosquito.
Nesse cenário, cada Subprefeitura é central com atuação no Comitê Regional de Arbovirose através de um representante, mais o trabalho dos servidores na difusão das informações para os munícipes, organizações sociais e junto aos comerciantes locais, sobre a importância de receber os agentes. Outra frente de trabalho dos servidores será o de incentivar os cidadãos a usarem o portal SP156 para solicitar vistorias em imóveis fechados, abandonados ou que ofereçam riscos à população.

Zeladoria

Os serviços de zeladoria são primordiais para manter a cidade livre do mosquito da dengue. Em toda a cidade, entre janeiro e setembro de 2022, foram reformados 126.889 poços de visita e bocas de lobo, inclusive com troca de tampas. Foram retiradas cerca de 97.073,37 toneladas de detritos dos córregos da cidade, em 1.215.788,81 metros de extensão. Em relação à micro drenagem, foram retirados 1.943,25 metros cúbicos de detritos em galerias e ramais. Dos piscinões, foram coletadas 149.344,22 toneladas de detritos em 1.294.939,40 m² de extensão e realizados 101.206.011,01 m² em corte de mato e grama.

 

 

Os serviços de zeladoria são constantes durante o ano e serão intensificados no período de chuva para evitar alagamentos e a proliferação do Aedes aegypti. Os munícipes podem fazer solicitações de serviços nos canais de atendimento 156 (telefone, site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal e aplicativo SP156 no iPhone e Android). O Cata-bagulho percorre todas as ruas da cidade uma vez por mês. O itinerário pode ser conferido no site de cada subprefeitura.