Segunda dose adicional contra Covid-19 chega ao grupo 35+ nesta terça (12)

Imunização pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas e megapostos.

 
Nesta terça-feira (12), a vacinação contra a Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite segue na capital. Para receber o imunizante contra o coronavírus estão elegíveis, para a terceira dose adicional (DA3), as pessoas imunossuprimidas com mais de 40 anos, desde que tenham tomado a segunda dose adicional (DA2) há pelo menos quatro meses. O mesmo critério vale para a DA2, disponível a partir desta terça-feira para pessoas de 35 a 39 anos de idade.

Para o esquema vacinal iniciado com a Janssen, pessoas com mais de 18 anos de idade podem tomar a terceira aplicação, seguindo o mesmo intervalo de pelo menos quatro meses após a segunda aplicação. Para quem tem mais de 40 anos também está disponível a quarta aplicação, observado o mesmo prazo.

Ainda para quem iniciou o esquema vacinal com a Janssen, a quarta aplicação está disponível para pessoas entre 18 e 39 anos imunossuprimidas. O público acima de 40 anos com alto grau de imunossupressão já pode receber a quinta aplicação. Vale destacar que nos dois casos, também é necessário o intervalo de quatro meses em relação à dose anterior.

As gestantes ou puérperas devem receber exclusivamente imunizantes Pfizer ou Coronavac. No caso das imunossuprimidas deste mesmo grupo, a indicação é para que tomem exclusivamente o imunizante da Pfizer.

Gripe
A vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, está disponível para toda a população da capital com idade acima de seis meses de idade. Com a chegada do inverno o objetivo é atingir 90% de cobertura vacinal com este imunizante.

Sarampo e poliomielite
Para receber o imunizante contra sarampo, estão elegíveis crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960.

Para poliomielite, estão aptas as crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto, além de adolescentes até 19 anos nas mesmas condições. Viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou em surto, de qualquer idade, sem registro de aplicação, também podem se vacinar. Os dois imunizantes são aplicados nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

É importante lembrar que crianças entre 5 e 11 anos de idade não podem receber as doses contra sarampo e Covid-19 no mesmo dia. Dessa forma, o imunizante contra Covid-19 deve ser priorizado e, após um período de 15 dias, a vacina do sarampo pode ser aplicada.

Multivacinação infantil
Na vacinação voltada ao público infantil, são disponibilizados permanentemente imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

Para receber os imunizantes, basta procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além dos megapostos, das 8h às 17h.