Programa de Recapeamento

Cerca de R$1 bilhão será investido no Programa de Recapeamento.

 Começou  o maior programa de recapeamento da história de São Paulo

 A recuperação da malha viária começa  em dez avenidas da cidade de São Paulo. É o maior programa de recapeamento que a cidade já recebeu, com investimento de aproximadamente 1 bilhão de reais.


A Secretaria Municipal das Subprefeituras mapeou a malha viária da cidade usando o Sistema Gaia, que identifica e classifica as vias paulistanas.” É o maior levantamento já feito sobre a condição, trepidação e qualidade do asfalto e foi a base para que São Paulo tivesse informação precisa sobre o pavimento, com economia de recursos públicos e ganho de eficiência”, disse o secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi

Por meio de dispositivos acoplados em 108 carros de aplicativos e táxis parceiros, que circulam por toda a cidade, é possível verificar e localizar possíveis defeitos e irregularidades em tempo real. São Paulo é considerada a 8ª cidade mais populosa do mundo, com 17mil km de vias, que somam 196 milhões de metros quadrados.


O estudo proporciona que cada via paulistana receba o recapeamento que precisa, economizando recursos públicos, já que o asfalto apresenta estados diferentes de conservação. Onde o Gaia mostrou que a situação é ruim ou péssima, outros dois equipamentos serão usados para diagnosticar a ondulação do asfalto, se é superficial ou estrutural. O Pavscan, um scanner moderno e o FWD, que avalia a profundidade do dano através de impactos no solo. Eles se somam no diagnóstico para identificar se há necessidade de reparos profundos.


As vias previstas foram determinadas pelo Decreto nº 60.994/2022, com base nas disposições do Decreto nº 50.917/2009, em seu artigo 2º, que estabelece os seguintes parâmetros: Volume diário de trânsito; Demanda de transporte coletivo sobre pneus; Condições do pavimento existente; Histórico de operações de conservação de pavimentos viário e; Outras demandas da comunidade.

Para melhorar a manutenção nas ruas da capital paulista, a Prefeitura de São Paulo se uniu às concessionárias na qualificação da recomposição de pavimentos. O RAP – Reclaimed Asphalt Pavement é um material asfáltico resultante da fresagem de pavimentos asfálticos, que é reciclado para novamente ser utilizado nas vias em serviços de conservação e manutenção da malha viária da Cidade de São Paulo, especialmente na execução dos Serviços de Reforço Estrutural, uma vez que estes materiais reciclados substituem a utilização de BGTC – Brita Graduada Tratada com Concreto, o que além de diminuir a demanda da retirada deste material (brita) do meio ambiente, gera economia de recursos para o município.
Os materiais são resíduos de asfalto, guias, sarjetas e concretos, transformando em um produto de melhor qualidade que o original, denominados Resíduo de Construção Civil Espumado (RCC Espumado) e Base de Material Fresado com Espuma de Asfalto (RAP Espumado), que desde outubro de 2021 são utilizados nos serviços da malha viária da cidade, por setores de obras da Secretaria Municipal das Subprefeituras e por cada uma das 32 subprefeituras.


A reciclagem do RAP está prevista nos contratos que resultarão da licitação de Serviços de Conservação e Manutenção da Malha Viária em curso, sendo que em virtude do grande volume, especialmente de RAP que os serviços do Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária da Cidade de São Paulo geram, no edital de licitação está prevista a obrigatoriedade de que as contratadas reciclem pelo menos 50%, podendo chegar à totalidade, do material resultante da fresagem do pavimento das vias, e de resíduos da construção civil.

Além disso, foi certificado com o Selo Verde pelo Instituto Chico Mendes, já que não gera nenhum tipo de contaminação ambiental, uma vez que todo o processo ocorre em câmara fechada e fria. O PROCERT - Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental é a certificação ambiental concedida a instituições que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios e que comprovam aos seus parceiros que aplicam nas suas ações, gestão ou produtos, soluções que englobam o meio ambiental, social e econômico.

Assim a população de São Paulo ganha duas vezes - pela qualidade do serviço prestado e pela questão ambiental, já que a Prefeitura, Sabesp e Comgás deixam de enviar para aterros sanitários boa parte dos resíduos de obras.