PREFEITURA DE SÃO PAULO

Igualdade Racial lança edital do Plano Juventude Viva

Edital pontuará ações de combate ao racismo institucional e a violência contra a juventude negra

24/07/2014 17h07

 A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial abre edital para seleção de entidades de natureza privada sem fins lucrativos, voltados à redução da vulnerabilidade da juventude negra e moradora da periferia, nas idades de 15 a 29 anos, por meio de estratégias de ampliação de direitos e prevenção da violência direcionadas aos territórios atingidos pelos mais altos índices de violência. Serão disponibilizados 377 mil reais para execução dos 7 projetos previstos. Inscrições seguem até dia 22 de agosto.

Dentre os eixos temáticos do edital, destacam-se Oficinas Culturais, Rodas de Conversa e Apresentações Artísticas para Reeducandos do Sistema Prisional Fechado, Semi Aberto e Acompanhamento de Egressos; workshops para servidores do sistema penitenciário no município e Grande São Paulo e curso de capacitação de gestores públicos e do terceiro setor sobre “Igualdade Racial em Medidas Socioeducativas”. Outro eixo é pautado no tema “Juventude, Racismo e População Carcerária”, a ser executado nas regiões periféricas da capital paulistana, direcionado aos jovens e adolescentes.
O Plano Nacional Juventude Viva, programa gerido também, no município, pela SMPIR para a efetivação dos direitos dos jovens e adolescentes moradores das regiões paulistanas estatisticamente mais violentas, reúne medidas de concretização da política pública municipal voltada ao acesso à cidade, ao combate contra o racismo institucional e às elevadas taxas de mortalidade da juventude negra.
“A estratégia proposta tem por finalidade conferir aos jovens e adolescentes a aptidão de se identificar como sujeito de direitos e ator social, cujas ações são capazes de modificar positivamente o espaço em que transitam. Por meio de diversas ações do município, pretende-se orientá-los quando do oferecimento de alternativas, para que suas trajetórias de vida não sejam influenciadas por malefícios trazidos pela escolha de elementos prejudiciais à vida humana, como as drogas, o crime, o abandono dos estudos e o desrespeito familiar” justifica o secretário Antonio Silva Pinto”.
Segue anexo arquivo em PDF com o edital completo