Vacinação contra a raiva

1.900 postos na cidade contra a raiva A vacinação do seu animal é a forma mais eficaz de prevenir a doença

 1.900 postos na cidade contra a raiva
A vacinação do seu animal é a forma mais eficaz de prevenir a doença
17:23 16/08/2018
FacebookTwitter
Começa nesta segunda-feira, 20 de agosto, a Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos. Serão mais de 1.900 postos de atendimento distribuídos pela cidade – entre fixos e volantes –, que funcionarão entre 10h e 16h, para vacinar os animais de estimação da população. A campanha se estende até dia 2 de setembro. A imunização anual é a mais eficaz e importante medida de prevenção e controle da doença.
O serviço, ofertado pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, é gratuito e obrigatório para cães e gatos, conforme a lei municipal 13.131/01. O proprietário do animal deve se atentar quanto ao transporte correto: no caso, cães na coleira e guia e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e/ou acidentes.
Todos os animais com mais de 3 meses devem ser vacinados, exceto os doentes (diarreia, secreção ocular ou nasal, falta de apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). Para cadelas prenhes, apesar de não haver contraindicação, a orientação é de que o tutor busque pela vacina fora da campanha, devido ao risco no transporte e no manejo. Bichos no cio também podem causar transtornos nos postos volantes; por isso, é indicado que se procure por um dos postos fixos de vacinação.

Sobre a doença
A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto; ou seja, pela mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como, por exemplo, morcegos infectados.
O proprietário deverá identificar, no comprovante de vacinação, os dados do animal, como o nome e nº do Registro Geral Animal (RGA). É importante destacar que somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação, para evitar possíveis transtornos.
A relação completa de postos, com local e data da vacinação, pode ser obtida aqui ou pelo telefone 156.