Obras de Contenção em áreas de risco

A Subprefeitura Casa Verde/ Cachoeirinha/Limão fará, no mês de junho, obras de contenção em áreas de risco.

A Prefeitura de São Paulo realizou um mapeamento das áreas de risco da cidade feito pela Fundunesp e pelo IPT, a Subprefeitura foi mapeada pela equipe da FUNDUNESP e se comprometeu a realizar obras de contenção em todas as áreas de risco mapeadas.

Visando atingir esse objetivo, a Subprefeitura irá realizar obras de contenção em 2008 nas seguintes áreas mapeadas pela FUNDUNESP: Av. Afonso Lopes Vieira, Av. Massao Watanabe altura do nº. 150, Rua Três Fronteiras, Rua Serrana Fluminense, Rua Francisco Eugenio do Amaral e Rua Alto Sucuriú. Com exceção da R. Dr. Francisco Eugênio do Amaral todas são áreas de risco associadas à encosta.

Além da realização das obras, cada subprefeitura possui grupos de monitoramento, que orientam os moradores para casos de chuvas intensas e eventuais acidentes, em conjunto com a Defesa Civil. Todas as subprefeituras com áreas de risco possuem técnicos capacitados e treinados para avaliar o grau de risco dos locais, acompanhando permanentemente a situação.

A Defesa Civil monitora os índices pluviométricos, através de quatro leituras diárias em 28 pluviômetros espalhados por toda a cidade. Com um volume de chuvas acumulado igual ou superior a 60 mm em 72 horas, é decretado estado de atenção para deslizamentos. Com a ocorrência de um deslizamento, a subprefeitura é colocada em estado de alerta, onde, além do socorro às pessoas afetadas pelo desastre, operações de remoção preventiva podem ser realizadas.

Outro componente importante são os Núcleos de Defesa Civil da Comunidade (Nudecs), grupos de voluntários que auxiliam o poder público na identificação de pontos de riscos e na disseminação de informações. No decorrer da emergência, o Nudec pode informar a Defesa Civil sobre a situação local e recebe informações sobre as condições de chuva, repassando-as para a comunidade. Se necessário que estas pessoas sejam removidas preventivamente, o Nudec pode auxiliar a organização do deslocamento desta população para abrigos ou alojamentos.