Subprefeitura Casa Verde/ Cachoeirinha/ Limão lança Agência de Desenvolvimento

O Subprefeito da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão lançou no dia 2 de junho, no Palácio de Convenções do Anhembi, a Agência de Desenvolvimento da Casa Verde, Limão e Cachoeirinha (AGENDE CVLC). A cerimônia contou com as presenças do Prefeito da Cidade de São Paulo, do Secretário de Coordenação das Subprefeituras, do Secretário do Governo Municipal, do Secretário Municipal do Trabalho, subprefeitos da Região Norte e autoridades.

Iniciativa da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, a Agência cria uma gestão compartilhada entre administração municipal, empresas e entidades sem fins lucrativos. O intuito é promover debates e elaborar programas que dêem impulso ao desenvolvimento na Zona Norte. A Agência contará com a participação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), que desenvolverá o programa de incubadora de empresas na região.
 
Pioneira, a Agência de Desenvolvimento da Casa Verde discutirá propostas tendo como base dados regionais e um banco de projetos. Uma das medidas a ser implementada é a criação de balcão de empregos na Subprefeitura da Casa Verde, relação de escolas profissionalizantes e programa ativo para a "adoção" de praças, além de estudos para rotas alternativas de trânsito. Após a solenidade de lançamento, houve a posse da diretoria, constituída por empresários da região, representantes da sociedade e moradores, sob coordenação da Subprefeitura da Casa Verde.
 
O subprefeito explicou que estão sendo feitos levantamentos para se saber quais são as demandas de mão-de-obra das empresas locais para, futuramente, escolas técnicas e profissionalizantes suprirem o mercado, com melhor capacitação dos trabalhadores. A Subprefeitura se encarregará de encaminhar as inscrições e currículos feitos no balcão de empregos, de acordo com as demandas do mercado local.  
 
O empresário do ramo de tecnologia e presidente da AGENDE CVLC, Carlos Eduardo Reinhardt, assinalou que a Agência vai pensar a região da Zona Norte a médio e longo prazo. Para isso, foi desenvolvido um banco de dados que identificou lideranças empresarias e sociais da localidade. "Várias empresas têm ações sociais importantes na região, só que elas não conversam entre si. Nosso objetivo é criar uma teia de relacionamento", salientou o empresário.
 
Outro ponto destacado é a adoção e manutenção de áreas verdes. A Subprefeitura será responsável por fazer mapeamento georeferencial das áreas disponíveis. Os próprios empresários decidirão quem ficará com cada espaço disponível, por meio de eleição, eliminando qualquer tipo de favorecimento em áreas mais valorizadas. A Subprefeitura também vai fiscalizar as placas das parcerias, para que estejam de acordo com a Lei Cidade Limpa. Em relação ao trânsito local, consultores avaliarão necessidades do transporte coletivo e terão a incumbência de criar rotas alternativas em vias locais. Espera-se reduzir os congestionamentos.
 
Em seu discurso, o prefeito afirmou que a criação da AGENDE- CVLC vai ajudar a preparar a Cidade para o futuro. "Nas últimas décadas, não houve planejamento". O prefeito de São Paulo citou como exemplo a falta de investimentos nas obras do Metrô: "Nos últimos 30 anos, bilhões de recursos foram gastos em obras de infra-estrutura, mas nenhum centavo da Prefeitura foi aplicado em obras do Metrô".
 
O secretário de Coordenaçãodas Subprefeituras, disse que a idéia é multiplicar as Agências pela Cidade. A próxima será a da Mooca, na Zona Leste. "A própria sociedade civil forçará para que os projetos elaborados tenham continuidade", salientou o secretário.