CAPS Infantil II Casa Verde/Cachoeirinha/Limão é inaugurado

Com capacidade para realizar até 1.400 procedimentos mensais, o CAPS II - Infantil Casa Verde atenderá a população de 0 a 19 anos portadora de transtornos mentais graves

O Subprefeito da Casa Verde / Cachoeirinha / Limão acompanhou, dia 19 de abril, o prefeito de São Paulo e o secretário Municipal da Saúde em exercício, na inauguração de mais um equipamento voltado para a saúde mental de crianças e jovens.
Com capacidade para realizar até 1.400 procedimentos mensais, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil II (CAPS II - Infantil) Casa Verde / Cachoeirinha / Limão atenderá a população de 0 a 19 anos portadora de transtornos mentais graves. Este é o 16º equipamento da cidade com essa finalidade, dentre os 65 já existentes.
O CAPS II - Infantil Casa Verde/ Cachoeirinha / Limão recebe casos de autismo, dependência química, psicoses, entre outros, por meio de atendimentos individuais e em grupo.
A equipe multiprofissional é composta por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, que, além do atendimento tradicional, promove atividades terapêuticas e de inclusão social com as crianças e os adolescentes. A prestação de serviço inclui ainda apoio e orientação aos familiares.
O novo equipamento conta com recepção, dois consultórios, duas salas para terapia em grupo, sala para repouso, posto de enfermagem, farmácia e áreas de convivência interna e externa. O CAPS II Infantil Casa Verde/Cachoeirinha/Limão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, à rua Sete de Dezembro, nº 72.
O que são os CAPS
Os CAPS seguem a Política Nacional de Saúde Mental e oferecem atenção multidisciplinar incluindo tratamento psiquiátrico, psicológico, fonoaudiológico, terapia ocupacional e atividades comunitárias para pessoas com transtornos mentais graves. Além disso, estes equipamentos compõem a rede de atenção de saúde mental substitutiva ao modelo asilar e manicomial. O atendimento psicossocial interdisciplinar desenvolvido com os pacientes visa a reinserção social pelo acesso ao trabalho, escola, lazer, cultura, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.