Prefeitura endurece o combate a quem joga entulho em locais públicos

Entulho jogado na rua, além de deixar a cidade muito feia, é uma das maiores causas de enchentes

Entulho jogado na rua, além de deixar a cidade muito feia, é uma das maiores causas de enchentes. A água arrasta tijolo, pedra, pedaços de madeira e tudo o mais para bueiros e córregos, causando entupimentos e transbordamentos. Por isso, a Prefeitura apertou de vez o cerco contra quem joga entulho em espaços públicos.
A partir de agora, quem faz isso tem o veículo usado no descarte de entulho apreendido e ainda recebe multa de R$ 12 mil. Ou seja, o valor da multa para reaver o veículo pode ser maior que o valor do próprio veículo.
Em janeiro deste ano, o combate permanente aos sujões foi intensificado com as blitze para flagrar o despejo nos chamados pontos viciados – em nossa região, alguns exemplos são as ruas São Leandro, Afonso Lopes Vieira (perto dos números 200 e 700), Iapó e José Brito de Freitas com a praça Durval Privatto.
Só este ano foram aplicadas 3.917 multas em toda a cidade, mas até agora elas eram de R$ 500 e nem sempre o carro era apreendido. Quem tem entulho para descartar não precisa fazer isso na rua.
Existe a rede de 35 ecopontos em toda a cidade. Neles, pode ser deixado volume de até uma caixa d’água de mil litros por dia. Em nossa região, além do Ecoponto Parque Peruche, que já funcionava, três outros acabam de ser inaugurados.