Revitalização de escadões promete mais segurança e conforto aos pedestres

Nos morros, as escadas se multiplicam entre as vielas e exigem a mesma atenção das ruas.

 Só quem circula a pé pelo bairro do Peri sabe como encurtar os caminhos. Ruas estreitas serpenteiam os morros e muitas acabam em becos em saída, mas entre ruas e vielas não faltam escadarias que prometem ser um trajeto mais rápido para chegar ao comércio, aos pontos dos ônibus ou ao próprio trabalho.


Subir ou descer essas escadas não é fácil. Os degraus parecem se multiplicar a cada lance e o trajeto fica ainda mais difícil quando a escada foge dos padrões recomendados, está em mau estado ou faltam corrimões, muitas vezes furtados.
Neste semestre, com previsão em orçamento e emendas parlamentares, está sendo possível fazer a revitalização de várias dessas passagens. Na escadaria entre a Av. Gal Penha Brasil e Rua Oswaldo Ribeiro Junqueira os trabalhos estão adiantados. A escadaria recebeu armadura em aço e concreto usinado. Os degraus sofreram reenquadramento e foram regularizados e os corrimões já começaram a ser instalados.


Mais adiante, na Taquaruçu de Minas, a escadaria dá acesso à Cláudio Gonzaga de Souza. Dois lances adiante, através da Viela 15 e 14 , chegamos à rua dos Cedros; e Rua José Maria Peixoto. O trecho um é o principal. A escadaria antiga foi demolida. Está prevista a construção de uma escada hidráulica , impermeabilização; instalação de corrimão com guarda corpo e pintura. Nos outros dois trechos, estão previstas a regularização dos degraus, pintura, guarda corpo.
Pertinho dali, na Gervasio Leite Rebelo os trabalhos seguem o mesmo ritmo, com o mesmo foco: regularização dos degraus e instalação de corrimões.

Um dos cuidados tomados é a manutenção de áreas de drenagens, escadas hidráulicas ou canteiros, a fim de evitar que o caminho dos pedestres seja tomado pela água das chuvas, especialmente no verão, quando todas essas obras deverão estar encerradas.