Subprefeitura Casa Verde promove Programa Animal

Foi um mutirão para vacinação, castração e emissão do RGA

Qualquer um dos serviços  é oferecido ao longo de todos o ano. Basta acessar  o portal 156  para obter o RGA ou inscrever o animal  para castração em uma das  clínicas conveniadas com a prefeitura.  A diferença é que  em só lugar  foi possível fazer quase tudo , exceto a castração que exigia agendamento.  Foram oferecidas  quase 500 vagas para  a esterilização de  cães e gatos.

Só no sábado (4/junho), durante a ação promovida pela Subprefeitura Casa Verde, foram  vacinados 40 gatos e 143 cães. Além disso foram emitidos 120 RGAs (17  felinos e 103 caninos).    

A importância da vacinação antirrábica

A vacinação é anual e obrigatória, especialmente  em animais que viajam para  sítios e fazendas ou qualquer outro local onde cães e gatos  possam ter contato com diversos exemplares silvestres A raiva é transmitida facilmente por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados e fatal em quase 100% dos casos porque evolui rapidamente. A maioria das transmissões da doença ocorre por cães ou morcegos, mas os gatos  também precisam ser vacinados.

Você sabia que o RGA é obrigatório em São Paulo?

O  Registro Geral do Animal (RGA), em São Paulo, é obrigatório para  cães e gatos acima de três meses.  O documento, timbrado e numerado, apresenta, além dos dados do animal, as informações sobre o tutor. O animal registrado recebe uma plaqueta com o número do registro correspondente e deve usá-la permanentemente presa à coleira.

O tutor pode solicitar o serviço de forma on-line, e receberá o RGA em arquivo digital para manter o documento do seu melhor amigo sempre disponível. Para o munícipe que preferir, o serviço também poderá ser solicitado presencialmente. Para isso, é necessário comparecer a uma das praças de atendimento da prefeitura e apresentar os documentos necessários. .Em breve a Subprefeitura casa Verde também oferecerá o serviço.

Serviço

Documentos necessários: RG e CPF do tutor, comprovante de residência atualizado em nome do tutor (emitido nos últimos 90 dias), foto do animal e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.

A solicitação pode ser feita online por meio do Portal SP156.

Se for feita de forma presencial, é necessário agendar horário em uma das 17 praças de atendimento municipais. Mais informações pelo telefone 156.