Biblioteca da SP Urbanismo mantém acervo exclusivo de estudos urbanísticos da cidade

O acesso ao espaço, que é aberto ao público sempre às terças e quintas-feiras, requer agendamento prévio via e-mail

A SP Urbanismo, empresa pública ligada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), mantém, desde 1972, uma biblioteca com um acervo de mais de 3 mil livros sobre arquitetura, engenharia e paisagismo, que podem ser consultados gratuitamente. A biblioteca pública tem a função de proporcionar o desenvolvimento intelectual e estimular a busca por novos conhecimentos.

Ao percorrer os corredores do espaço, o visitante encontrará também documentos que retratam o planejamento e urbanização da cidade como obras de túneis, avenidas, viadutos e passarelas desde 1970. Há ainda revistas antigas, como um exemplar da Revista Arquiteto de 1976 e cerca de 55 mil plantas da cidade e cadernos A3 e A4 com estudos urbanísticos. Todo esse acervo é exclusivo da biblioteca.

Com o objetivo de ampliar o acesso aos conteúdos, a SP Urbanismo começou a digitalizar parte das obras literárias e periódicos. Posteriormente, elas serão disponibilizadas para consulta on-line.

É importante lembrar que os livros, plantas e cadernos não poderão ser levados para casa. Contudo, isso não impede que o leitor ou pesquisador possa realizar os seus estudos, pois há um espaço reservado ao público na biblioteca.

Como agendar uma visita

Para mergulhar nesse espaço de leitura e transformação social, o interessado deverá encaminhar um e-mail para bibliotecaspurbanismo@spurbanismo.com.br com nome, RG e dados acadêmicos, no caso de ser estudante.

As visitas acontecem às terças e quintas-feiras, no período das 9h às 11h e das 14h às 16h.

A biblioteca da SP Urbanismo está localizada na Rua São Bento, 405, 15º andar, sala 151-A.

Para dúvidas e informações, há atendimento pelo telefone (11) 3113-7582.

O acesso às dependências do Edifício Martinelli será autorizado mediante a apresentação do passaporte da vacina contra a Covid-19, além da obrigatoriedade do uso de máscara.

 

"SECOM-Prefeitura da cidade de São Paulo"