Campanha de vacinação contra gripe será ampliada para toda a população a partir da próxima semana na capital

Imunização segue sendo exclusiva para os grupos prioritários até sexta-feira (9). Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas que se encontram elegíveis procurem a rede de postos

A campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, será ampliada a partir da próxima segunda-feira (12) para toda a população com idade superior a seis meses, conforme diretrizes do Governo do Estado. Até sexta-feira (9), a imunização continua sendo exclusiva para os grupos prioritários, como idosos, crianças de até seis anos de idade, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, trabalhadores da educação e pessoas com deficiência.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) convoca as pessoas que se encontram elegíveis para que não percam a oportunidade e procurem a rede de postos. Com a ampliação da vacinação, as doses serão distribuídas por ordem de procura, enquanto durarem os estoques.

A vacina anual e trivalente está sendo aplicada pelas equipes de saúde apenas em escolas e estabelecimentos de educação, em dias úteis, das 8h às 17h. Como nesta sexta-feira (9) é feriado, excepcionalmente neste dia, a imunização contra a gripe será realizada nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, mas em salas separadas da vacinação antiCovid.

Desde 12 de março, quando teve início, a campanha tem tido baixa adesão, o que preocupa a SMS e as demais autoridades em saúde. Até o momento, foram aplicadas 4.784.095 doses da vacina, segundo balanço atualizado na última sexta-feira (2), o que corresponde a apenas 47,6% da expectativa de imunizar um total de 4,5 milhões de pessoas. Em 2020, a cidade de São Paulo bateu recorde histórico na vacinação contra a gripe, imunizando mais de 90% do público-alvo entre os meses de março e agosto.

A SMS reforça que vacinar-se contra a gripe é muito importante para reduzir complicações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus influenza. A imunização também é essencial para facilitar o diagnóstico diferencial entre a infecção pelo novo coronavírus e outras doenças respiratórias, além de evitar uma sobrecarga ainda maior do sistema de saúde.

Podem se vacinar:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
- Gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias)
-Povos indígenas
- Profissionais de saúde
- Profissionais da educação, professores de escolas públicas e privadas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e pessoas com deficiência permanente
- Trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas
- Profissionais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da SPTrans
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- Caminhoneiros e trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema prisional e população carcerária
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Campanha de 2021

Em 2021, devido à pandemia, o processo de imunização contra a gripe inverteu os grupos prioritários.
A campanha foi dividida em diferentes fases. A primeira foi direcionada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, profissionais de saúde e funcionários da CET.

Na segunda fase, que começou em 11 de maio, a campanha foi destinada aos idosos com 60 anos ou mais, além de trabalhadores da educação.

A terceira e última fase, que teve início em 9 de junho, contempla além dos grupos anteriores, pessoas portadoras de doenças crônicas e com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano, portuários, funcionários do sistema prisional e população carcerária, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, e profissionais da SPTrans.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA NA CAPITAL

De segunda a sexta, das 8h às 17h.

Os postos de vacinação para a vacina da gripe estão montados exclusivamente em escolas e equipamentos de ensino no município de São Paulo.

Consulte os endereços aqui.