Guaraú canalizado e trânsito melhor

Obra reduz riscos de enchentes e melhora o acesso para a Marginal Tiête

Uma reivindicação de mais de trinta anos acaba de virar realidade para os moradores da Vila Nova Cachoeirinha e região. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), entregou no início deste mês a canalização do Córrego Guaraú, no Jardim Peri, e o novo sistema viário de ruas próximas.
Os benefícios diretos dessas obras são dois: diminuir o risco de enchentes na região e facilitar o acesso do bairro à Marginal Tietê, melhorando a vida de cerca de 20 mil pessoas que moram ali.
A avenida Afonso Lopes Vieira ganhou mais um quilômetro pavimentado beirando o córrego, com duas pistas de três faixas cada, que vão até o Largo do Peri. Trechos das ruas José de Campos Soares e Edgar Salles também receberam asfalto.
E, em conjunto com a Subprefeitura Casa Verde e o Departamento de Iluminação (Ilume), a Siurb remodelou o Largo do Peri. Para terminar, foram plantadas 2.240 mudas de árvores em toda a região.

Obras de canalização do Córrego Guaraú beneficiam diretamente 20 mil pessoas.
O pedido da população era antigo e o conjunto de obras realizadas no Córrego Guaraú e arredores também levou tempo. Começou no início de 2007, com a canalização de 150 metros do córrego, junto à avenida Peri Ronchetti, em caráter emergencial pela Siurb. A contenção das margens foi feita por gabião – caixas de arame com pedras dentro. Nessa fase, também foi reconstruído o muro da UBS/ AMA Jardim Peri, que tinha caído por conta das chuvas. Meses depois, começaram as obras de canalização de outro trecho do córrego, de 480 metros, na avenida Afonso Lopes Vieira a partir do Largo do Peri – onde havia décadas os moradores pediam uma solução para o problema das enchentes.
Ainda naquele ano, a Prefeitura também começou a trabalhar na melhoria do sistema viário ao lado do córrego, com o objetivo de aliviar o trânsito no local e facilitar o acesso dos veículos do Largo do Peri até a avenida Inajar de Souza, que leva à Marginal Tietê.
Para realizar essas obras, cerca de mil famílias de favelas em volta do Córrego Guaraú precisaram ser removidas e levadas para outros lugares. Em maio de 2010, as obras de canalização ficaram prontas e foram entregues à população, com mudas de árvores plantadas ao longo do Córrego Guaraú pela Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente.
Agora, com a prolongação da avenida Afonso Lopes Vieira, a Secretaria Municipal de Transportes estuda colocar novas linhas de ônibus no bairro e instalar dois semáforos na região.