Encontros regionais discutirão a elaboração do primeiro Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade de São Paulo

Documento será produzido com a participação da sociedade e identificará políticas públicas de geração de trabalho e renda para os próximos 10 anos.

A cidade de São Paulo terá pela primeira vez um Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, que será elaborado pela Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com apoio da ADE SAMPA.

O Plano será desenvolvido em oito oficinas participativas com a população local realizadas nos meses de outubro e novembro deste ano. A primeira oficina aconteceu no dia 22 de outubro, terça-feira, na região da zona leste.

Na Zona Norte, a oficina será realizada em 14 de novembro, das 17h30 às 22h, no IFSP Pirituba, localizado na Avenida Mutinga, 951, em Pirituba. Poderão participar os moradores das regiões sob jurisdição das Subprefeituras Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia, Perus e Pirituba.

O documento irá propor a melhoria da geração de trabalho, emprego e renda da capital até 2030 com o foco no desenvolvimento regional, mapeando as vocações econômicas de todas as regiões da cidade, as tendências e oportunidades. Para eficâcia na elaboração do projeto será criado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que será formado por representantes de Secretarias Municipais, atores da sociedade civil, universidades e entidades setoriais e trabalhistas.

O conselho será responsável também por propor diretrizes e estratégias das ações governamentais voltadas ao desenvolvimento econômico, estimulando ações nesta área, incentivando a interface com organismos relevantes do setor privado, incluindo empresas e entidades sociais.

A ADE SAMPA realizou no início de 2019, o mapeamento de organizações de base territorial, que atuam com geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico local para que possam contribuir com o estudo e também na aplicação das ações regionais da agência.

Para complementar o documento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho está realizando uma pesquisa online. O objetivo é que os cidadãos participem desta construção contribuindo com opiniões e análises sobre seu bairro. Para responder a pesquisa basta acessar o link: www.bit.ly/pesquisapmde

As oficinas serão executadas com o apoio do Dieese - Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos e o PMDE terá como parceiro executor a Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Participe da oficina da região norte, inscrevendo-se através do link: www.bit.ly/oficina_norte2