5 minutos para atravessar a ponte Jurubatuba

Com a nova faixa reversível entre 6h e 9h, no pico da manhã, os motoristas andam mais e cansam-se menos no caminho para o Centro.

Faça o teste: no horário de maior trânsito da manhã, desça a avenida Interlagos em direção à ponte Jurubatuba, que atravessa o rio Pinheiros para Santo Amaro. Todos os motoristas vão notar a melhor fluidez. E a razão é simples: cones delimitam uma pista extra, reversível, pela ponte nova. Antiga reivindicação dos moradores de Interlagos, Cidade Dutra e outros bairros de Capela do Socorro, a faixa extra já está funcionando de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h. Em cinco minutos chega-se ao lado de lá.


A faixa começa na Interlagos, altura do número 4944, pouco antes da ponte. Retorna à pista normal, mais ou menos na altura do pórtico que anuncia a entrada na área de mananciais. Nesse trecho, a avenida Interlagos fica com três faixas até passar a ponte Jurubatuba. Antigamente, estreitava-se, porque a ponte velha só tem duas faixas — uma delas exclusiva para os ônibus. Um verdadeiro funil, que com a faixa reversível fará o trânsito manter a fluidez. Ou seja, dobra a capacidade de escoamento.



Trânsito melhor


O pedido de estabelecimento da nova faixa foi um esforço do prefeito regional João Batista de Santiago e de políticos da região. O mesmo pedido já havia sido feito em 2015 à presidência da CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. A faixa reversível, que começou a funcionar em 2004 — e ajudou a melhorar o trânsito à época — foi retirada na última gestão.
Com a ajuda da CET e do secretário de Mobilidade e Transportes, Sergio Avelleda, a facilidade foi implantada rapidamente. Ainda há um pedido em andamento, para que os carros compartilhem a faixa do ônibus só na travessia da ponte. Isso deve ajudar a melhorar ainda mais o trânsito também fora do horário de pico.
Mas o melhor é mesmo no horário crítico. Faça o teste: o trecho que antes consumia 10 e até 20 minutos de paciência e marcha lenta, agora é cumprido em não mais do que 5 minutos.

 

Com a nova faixa reversível na ponte Jurubatuba, no pico da manhã...

Com a nova faixa reversível na ponte Jurubatuba, no pico da manhã...

 

...é possível chegar ao outro lado em menos de cinco minutos.

...é possível chegar ao outro lado em menos de cinco minutos.