Jordanópolis abraça sua praça querida

A praça Cecília Apolinário Trapiá é a 28ª praça revitalizada em Capela do Socorro

 

Dona Judite mora nos arredores há pelo menos 45 anos. Sua amiga Maria da Glória, há 15. Dona Terezinha não tem medo de enxada, apesar da idade avançada. E a jovem Adriana está toda orgulhosa com a chegada, no dia 5 de outubro de 2019, do programa Bairro Legal à praça Cecília Apolinário Trapiá – nome de sua mãe, uma das moradoras mais antigas, que agora nomeia o antigo Parque Jordanópolis.

Adriana teve o prazer de ver o espaço, um tanto abandonado, transformado em um lugar vibrante, com brinquedos para as crianças, aparelhos de ginástica para a terceira idade, canteiros coloridos de flores, árvores podadas que clarearam o local. Uma série de mudas de novas árvores plantadas pelos próprios moradores. Um ParCão, onde os moradores podem levar seus animais de estimação. É um orgulho para todos.

Foi um dia de transformação, com a ajuda dos moradores, em especial de dona Terezinha que enfrentou uma enxada e ajudou a plantar mudas de árvores. Esta é a essência do programa Bairro Legal. A ideia é juntar os moradores para, com a ajuda de funcionários e equipamentos da Prefeitura, limpar os locais, varrer as calçadas, retirar propaganda dos postes, pintar guias, plantar mudas. Enfim, tornar mais agradável e acessível os locais de convívio dos bairros.

“A cada Bairro Legal, conseguimos o apoio de amigos, que nos ajudaram a juntar as mudas de flores e de árvores frutíferas. E foi a própria população que ajudou a plantar. É um esforço conjunto pela Capela do Socorro”, disse o subprefeito de Capela do Socorro, João Batista de Santiago.

A praça Cecília Apolinário Trapiá é um recanto agradável, delimitado pelas ruas Piero di Lorenzo, Rubens Souto de Araújo e Oscar Nelson. É uma pracinha querida de Jordanópolis.

Ali, juntam-se moradores, amigos, casais de namorados. Em desnível, a praça tem zonas de descanso e bancos. E agora tem aparelhos para ginástica – além de uma caixa de areia para as crianças. Há novos passeios e bancos recuperados. Agora, há um ParCão, um parque para cães se exercitarem em aparelhos específicos. É o quarto ParCão da região. O espaço ficou diferente: uma pequena comparação com o que era mostra que o local ficou melhor e mais bonito.

 

#PraCegoVer - No centro, um cercado de arame protege o ParCão — um parque para exercitar animais de estimação. Há uma faixa onde se lê "Bairro Legal - O nosso bairro muito melhor", com o brasão da Prefeitura à esquerda. No primeiro plano, mudas de flores para plantar.
A praça Cecília Apolinário Trapiá, em Jordanópolis: renovada.

 

 #PraCegoVer - Aparelhos de ginástica para a terceira idade, azul e amarelos. Do lado direito, há uma placa com instruções de uso dos aparelhos. Ao fundo, uma tenda da Subprefeitura.
Novos aparelhos de ginástica para a terceira idade

 

#PraCegoVer - Uma munícipe conduz seu cão nas instalações do ParCão, protegido por um alambrado.
ParCão: aparelhos para exercitar os animais de estimação: o quarto em Capela do Socorro.

 

#PraCegoVer - Espaço para crianças, cercado por alambrado, com a Casa do Tarzan no centro.
Brinquedos novos para crianças: casa do Tarzan, balanço, caixa de areia.

 

 #PraCegoVer - No centro, um passeio de cimento, ladeado por árvores, no dia da entrega da praça.
Uma praça luminosa, confortável, para os moradores.

 

Dona Terezinha com o subprefeito João Batista Santiago (esq.) e o vereador Rodrigo Goulart: sem medo da enxada.
Dona Terezinha com o subprefeito João Batista Santiago (esq.)
e o vereador Rodrigo Goulart: sem medo da enxada.