Programa Elabora: para capacitar mais de 40 mil pessoas.

Oficinas ensinam como produzir currículo e se dar bem na entrevista de emprego

Foi lançado nesta quarta-feira (25) no CATe Interlagos, em Capela do Socorro, o programa Elabora. É revolucionário: o programa tem como meta capacitar mais de 40 mil pessoas em oficinas preparatórias para o mundo do trabalho. As aulas são ministradas pela Fundação Paulistana, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O objetivo do Elabora é ampliar as chances de recolocação profissional dos candidatos a uma vaga de trabalho, desenvolvendo competências e habilidades diversas. As oficinas de preparação ajuda na elaboração do próprio currículo, na hora de se apresentar em um processo seletivo, além de fomentar para que o cidadão descubra e explore seus pontos positivos.

“Só este ano encaminhamos pelos CATes mais de 50 mil pessoas para entrevistas de emprego. As empresas nos informam que muitas vezes o candidato tem qualificação para a vaga, mas não sabe como apresentar o seu potencial durante o processo seletivo”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Desenvolvemos o programa Elabora para ajudar o cidadão a construir um currículo atraente e mostrar como ele pode se dar bem na entrevista de emprego”, completa.

"É uma chance a mais para os moradores de São Paulo. E é isso que a Prefeitura faz: não só conserta bueiros e tapa-buracos, mas está preocupada com as pessoas e seu progresso", disse no lançamento o subprefeito de Capela do Socorro, João Batista de Santiago.

 

Sucesso profissional
Ao todo, 15 Cates em todas as regiões da cidade contarão com oficinas do Elabora toda quarta-feira. Das 9h às 10h30 o aluno pode participar da oficina de Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional, que irá estimular o participante a descobrir seu potencial e a explorar opções de carreira. Os encontros vão promover também os fatores que determinam o sucesso profissional como saber ouvir, reconhecer as próprias deficiências e linguagem corporal, entre outras.

Das 11h às 12h30, a oficina Currículo e Processo Seletivo foca a preparação do candidato na prática com orientações assertivas para a conquista da vaga. Durante as atividades as pessoas receberão orientação para a formatação correta do currículo, que ainda é considerado o principal documento de contato com o empregador. Os participantes receberão certificado ao final das oficinas, que podem ser utilizados para comprovação de horas em universidade.

Para participar das oficinas basta se inscrever em qualquer unidade dos CATes. As pessoas podem se inscrever para uma ou para as duas oficinas.

 

Habilidades
Foi desenvolvido um plano de trabalho que visa principalmente detectar as habilidades deste candidato que também podem buscar outros caminhos para geração de renda, além do trabalho formal.

“Buscamos com o Programa Elabora proporcionar um espaço para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e até estruturar uma rede de contatos entre os participantes. Os oficineiros terão o desafio de preparar o público para vivências e boas práticas em situações cotidianas durante as situações de recolocação profissional. O cidadão pode sair de uma oficina, inclusive, com a perspectiva de que para ele o melhor é se tornar um empreendedor”, destaca a diretora da Fundação Paulistana em exercício, Andrea Lua.

Além dos 15 Cates, outros seis oficineiros estão sendo contratados a partir de outubro para iniciar a qualificação do programa Elabora em entidades e eventos. Para saber onde ocorrerão essas oficinas itinerantes basta acompanhar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho nas redes sociais pelo @spsmdet

 

Serviço
Oficinas Preparatórias para o Mundo do Trabalho
Dia: sempre às quartas-feiras
Horário: 9h às 10h30 e 11h às 12h30
Inscrições: nas unidades do CATes

Endereços
Centro/Sul
CATe Central - Av. Rio Branco, 252
CATe Interlagos - Av. Interlagos, 6122
CATe Jabaquara - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314
CATe Cidade Ademar - Av. Yervant Kissajikian, 416
CATe Parelheiros - Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252
CATe Campo Limpo - Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 65

#PraCegoVer - Fachada do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), em Interlagos. A fachada é toda de vidro e a parte superior de alvenaria.
Cate Interlagos: lançamento do programa eLabora.

 

#PraCegoVer - O subprefeito de Capela do Socorro, João Batista de Santiago, discursa para a plateia de alunos do Cate Interlagos no lançamento do programa eLabora. A seu lado, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. A sala tem persianas ao fundo e um ventilador de pé. Há um quadro branco, atrás.
O subprefeito de Capela do Socorro discursa no lançamento