De volta ao Jardim Suzana

A praça René Ernani Toccheton, revitalizada, reforça os cuidados com o bairro, que recebeu a primeira edição do programa Bairro Legal.

Faz dois anos e três meses que começou o programa Bairro Legal (então, chamado Bairro Lindo) na Capela do Socorro. Eram três espaços no Jardim Suzana, no encontro de duas ruas: as praças João Azevedo, José Ferreira Rodrigues e Pedro Caetano Valente. Foi o ponto de partida de renovação dos bairros da Capela e que agora voltou ao Jardim Suzana. No último dia 31 de agosto de 2019, a Subprefeitura entregou a 26a praça do programa – a praça René Ernani Toccheton.

A Subprefeitura uniu-se aos moradores e entidades locais para dar uma nova cara à pracinha. Onde havia um passeio já gasto pelos anos, surgiram novos caminhos bem nivelados. Mesas e bancos para conversas de moradores e para jogar damas ou xadrez foram acrescentados às já existentes. Cartazes colados nos postes foram limpos. E o espaço todo foi tomado por plantas decorativas e frutíferas e por placas de grama nova. No fim do dia, a praça era outra.

Presentes extras para a comunidade acompanharam a revitalização da nova praça. Uma caixa de areia com brinquedos (Casa do Tarzan, escorregador, balanço) e um novo ParCão, o terceiro da Capela do Socorro — os outros dois ficam em Veleiros e na Vila Friburgo. O ParCão é um espaço com rampas e brinquedos especialmente feitos para proporcionar exercício aos cães.

No dia da entrega, moradores plantaram mudas de árvores e de flores, para embelezar ainda mais o local. Foram pintados meio-fios, buracos no asfalto foram tapados. A grama foi limpa, os postes também. Luminárias foram recuperadas.

Essa é a essência do programa Bairro Legal: é um programa regionalizado de zeladoria urbana. A ideia é essa: ações de intervenções, com o auxílio dos próprios moradores e equipamentos cedidos pela Subprefeitura. Essas ações se repetem a cada mês, nos distritos da região. Os moradores ganham o espaço para cuidar e manter, com a ajuda da Subprefeitura.

“A área da Subprefeitura Capela do Socorro, como toda a Cidade, é um bem de todos. Nada mais natural que cuidemos do que é nosso, do que é de todos”, disse o subprefeito João Batista de Santiago. No dia do mutirão, ele próprio depositou plantas e mudas.

 

#PraCegoVer - Dois homens puxam terra com enxadas para encher uma cova onde foi plantada muda de árvore. Outras pessoas observam, em volta.
Moradores plantam mudas de árvores na praça
 

#PraCegoVer - Crianças brincam na caixa de areia da praça. O local é cercado por um muro baixo de blocos. No centro da caixa, há um brinquedo chamado Casa do Tarzan, com escada de cordas e escorregador.
Caixa de areia com brinquedos: para as crianças.

 

#PraCegoVer - Entrada do ParCão, o parque para Cães do Jardim Suzana, com placa em que se estabelecem as regras para uso do local.
Novo ParCão do Jardim Suzana: o terceiro na área da Capela do Socorro.