Abraçando a Guarapiranga — pela 14a vez.

O Abraço é uma manifestação de respeito e carinho da população com as fontes de água de São Paulo.

Com caminhadas, missas, apresentações culturais, plantio de mudas e, no encerramento, o tradicional abraço, cidadãos do entorno mostraram seu respeito à represa Guarapiranga. Aqui, na Capela do Socorro, houve eventos em dois locais: no Parque da Barragem, altura do número 1000 da avenida Atlântica, e no Clube de Campo Castelo. Houve também plantio de mudas, oficinas de sustentabilidade, exposições, desfile, uma escola de samba, baterias, apresentações e atividades culturais, além de ciclistas de todos os bairros da região. Foi mais um dia do Abraço à Guarapiranga, neste domingo, 26 de maio.

Em sua 14ª edição, o Abraço Guarapiranga, mais uma vez, mobilizou e alertou os cidadãos, as empresas e todos os níveis dos governos para a urgência de se construir uma nova cultura de cuidado com a água. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), indicam que apesar dos poucos avanços, o acesso a água e as redes de esgoto é precária e há muito por fazer.

Cerca de 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água. E 38,3% da água tratada é perdida em razão das falhas na rede. Cerca de 100 milhões de pessoas não tem acesso a coleta e tratamento de esgotos. Anualmente, 400 mil são atendidas pelo SUS por doenças ligadas a condições inadequadas de saneamento consumindo cerca de R$ 140 milhões. Recentemente, São Paulo viveu uma grave crise no abastecimento de água. As torneiras dos Bairros afastados do centro secaram. Procurando se defender as pessoas armazenaram água, muitas vezes inadequadamente potencializando os casos de dengue, zica, chikungunya e outras doenças.

As áreas verdes, essenciais para a proteção dos mananciais e produção de água, sofrem com a destruição indiscriminada causada pela especulação imobiliária e ocupações desordenadas, e o sistema de fiscalização e punição contínua está fragilizado.

No Brasil, os eventos extremos causados pelas chamadas mudanças climáticas, em sua maioria estão diretamente relacionados à água. Tanto as secas como as enchentes devem se tornar mais frequentes e duradouras provocando graves perdas para todos.

Por tudo isso o Abraço Guarapiranga 2018 elegeu como tema “Água é vida, e vida não se vende. Preservação já!”

 

#PraCegoVer - Centenas de pessoas à beira da represa Guarapiranga, no dia do Abraço à represa. Ciclistas, pessoas a pé, fotógrafos, com a água quase batendo nos pés.