Um novo Caps Álcool e Drogas para o Grajaú

Região da Capela do Socorro passa a ter 12 equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial

A população do Grajaú, distrito que faz parte da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Capela do Socorro, recebeu, na última quinta-feira (28 de março de 2019), o novo Centro de Apoio Psicossocial (CAPS - Adulto III Álcool e Drogas), o segundo do tipo na região. A unidade, na Rua Engenheiro Guaraci Torres, 1.253, funcionará de segunda a domingo, 24 horas. Os CAPS são unidades da rede pública municipal dedicadas ao bem-estar e à saúde mental da população.

Com a entrega deste CAPS, a STS Capela do Socorro passa a contar com 12 unidades da Rede de Atenção Psicossocial, sendo: dois CAPS III Álcool e Drogas; dois CAPS III Adulto; um CAPS III Infanto-juvenil; um CAPS II Infanto-juvenil; um CECCO; dois Serviços de Residência Terapêutica; duas Unidades de Acolhimento Adulto Masculina; e uma Unidade de Acolhimento Adulto Feminina.

Em dezembro de 2018, foram entregues dois CAPS na região, um Infanto-juvenil em Cidade Dutra, e o outro Adulto, também no Grajaú. “Muito mais que números, eu fico muito feliz por entregar mais um espaço para poder cuidar da população. A questão das drogas é uma situação grave, crônica e de saúde pública. Espaços como este nos fazem enfrentar este grande desafio aqui na cidade”, disse o prefeito Bruno Covas.

Gerenciado pela Associação Saúde da Família (ASF), o novo CAPS AD III Álcool e Drogas conta com oito leitos de hospitalidade noturna e dois leitos de observação, com capacidade para realizar até 60 atendimentos por dia. A população no distrito do Grajaú é de 387.148 pessoas.

“Esta unidade completa a linha de assistência de saúde mental na região, em um atendimento a aproximadamente 300 pacientes, que poderão contar com este serviço. Deste jeito vamos avançar no sentido de ter uma saúde pública, cada vez mais com qualidade, na nossa cidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

A unidade tem 42 profissionais, entre eles três médicos psiquiatras, um médico clínico, sete enfermeiros, quatro psicólogos, três terapeutas ocupacionais, três assistentes sociais, um farmacêutico, um educador físico, 16 auxiliares técnicos de enfermagem e três oficineiros. Ao todo, foram investidos R$142.696,26 e o custeio mensal será de R$ 495.608,13.

Os CAPS AD III promovem atendimento a pessoas de diferentes faixas etárias com transtornos causados pelo uso de álcool e outras drogas, com acolhimento noturno e observação.

 

Sobre os CAPS
Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, com a função de acolhimento e tratamento dos pacientes. O usuário que procura a unidade é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Individual específico para as suas necessidades e demandas.

Uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiro e terapeuta ocupacional avalia o quadro do usuário e indica o tratamento adequado. A internação só é indicada quando esgotadas todas as possibilidades terapêuticas disponíveis no CAPS, que também atua nos momentos de crise, nos estados agudos da dependência e de intenso sofrimento psíquico.

 


Inauguração do CAPS AD no Grajaú, com o prefeito Bruno Covas e o subprefeito de Capela do Socorro, João Batista de Santiago (à esquerda).
foto Luiz Guadagnoli / Secom