Cidadania para mulheres em Capela do Socorro

O Centro de Cidadania da Mulher (CCM) Capela do Socorro destina-se à qualificação e formação.

O Centro de Cidadania da Mulher Capela do Socorro, na Zona Sul, é um dos cinco equipamentos existentes no município destinados à qualificação e formação em cidadania das mulheres integrantes da Rede de Assistência do Município. Na última quinta-feira, 28 de março de 2019, o prefeito Bruno Covas visitou o local, acompanhado pela secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella. É um centro de apoio às mulheres da região.

Inaugurado em 14 de setembro de 2006, o CCM Capela do Socorro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e atende uma média de 60 mulheres por mês. Em 2018, o equipamento realizou 853 atendimentos. No local são oferecidos oficinas e cursos de geração de renda (crochê, bordado, costura, pintura), atividades físicas e de expressão (dança, exercícios, teatro), além de palestras, atendimento nas áreas de psicologia e serviço social (oferecido por voluntárias, resultado de uma parceria com o Grupo Hera Artemisul) e encaminhamento jurídico (para a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, mediante convênio com a Prefeitura).

As frequentadoras recebem atendimento de equipe formada por coordenadora, assistente social, assistente de gestão e agente de apoio.

Rede de assistência
Mulheres de diferentes idades, etnias e crenças podem frequentar os Centros de Cidadania da Mulher, que são espaços de qualificação e formação nos quais podem organizar-se e defender seus direitos sociais, econômicos e culturais. Nestes locais elas participam de ações e projetos que estimulam a implementação de políticas de igualdade com o objetivo de potencializar, por meio do controle social, os serviços públicos existentes para atender às suas necessidades e de sua comunidade.

Os CCMs fazem parte da Rede de Assistência da Mulher em Situação de Violência da Cidade de São Paulo, que conta também com os Centros de Referência da Mulher (CRMs), para o atendimento de vítimas de violência sexual e doméstica. A rede também é composta pelas Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado (varas especiais), além das Casas de Passagem e Abrigos, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Eis os cinco locais em que funcionam Centros de Cidadania da Mulher na Cidade de São Paulo:
CCM Capela do Socorro - Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 350, Grajaú. Telefone: 5927-3102
CCM Santo Amaro - Rua Mário Lopes Leão, 240, Santo Amaro. Telefone: 5521-6626
CCM Parelheiros - Rua Terezinha do Prado Oliveira, 119, Parelheiros. Telefone: 5921-3935
CCM Itaquera - Rua Ibiajara, 495, Itaquera. Telefone: 2073-5706 / 2073-4863
CCM Perus - Rua Joaquim Antonio Arruda, 74, Perus. Telefone: 3917-5955 / 3917-7890

 


Visita do prefeito Bruno Covas ao CCM Capela do Socorro:853 atendimentos em 2018.
[foto Luiz Guadagnoli / Secom]