Dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em Capela do Socorro

Unidade de Cidade Dutra irá atender público infanto-juvenil e o CAPS Grajaú, os adultos.

Capela do Socorro ganhou, nesta última terça-feira (04/12) dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), inaugurados pelo prefeito Bruno Covas e pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. Um fica no Jardim Represa, chamado CAPS Cidade Dutra, para crianças e jovens; outro no Jardim Shangrila, o CAPS Grajaú, para adultos. É um grande reforço em benefício a pessoas carentes da região. As duas unidades são do tipo III, isto é, que recebem as pessoas 24 horas por dia.

As novas unidades estão localizadas em território com altos índices populacionais e de vulnerabilidades sociais, e serão referência em atendimento de hospitalidade noturna para toda a Zona Sul. Elas vêm para qualificar e ampliar a oferta de atendimento na região, que já conta atualmente com um CAPS II Infanto-juvenil, um CAPS III Adulto, um CAPS III Álcool e Drogas, dois Serviços Residenciais Terapêuticos, três Unidades de Acolhimento Adulto, três equipes de Saúde Mental na Atenção Básica e apoio dos Núcleos de Apoio Saúde da Família (NASF).

"É um benefício enorme para a população de Capela do Socorro", disse o subprefeito João Batista de Santiago.

O gerenciamento das duas novas unidades será realizado em parceria com a Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família.

 

CAPS Infanto-juvenil III Cidade Dutra
A unidade de Cidade Dutra está instalada na Avenida Guilherme Henschel, 399, Jardim Represa. O imóvel, alugado, foi adaptado para o atendimento de pessoas com deficiência. Tem recepção, cozinha, refeitório, sala de enfermagem, farmácia, oito leitos de hospitalidade noturna, seis salas de grupo/atendimento/consultório e uma piscina. Foram investidos cerca de R$ 182 mil em reforma e aquisição de equipamento e mobiliário.

O equipamento de saúde funciona de segunda a segunda, 24h, e conta com 50 profissionais que estarão à disposição para o atendimento da população na área de abrangência da unidade, estimadas em 367 mil pessoas.

O quadro de recursos humanos é composto por dois médicos psiquiatras, um médico neurologista, quatro psicólogos, quatro terapeutas ocupacionais, três assistentes sociais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêutico, técnico de Farmácia, oficineiros e educador físico, além de gerente de Serviços de Saúde, analista, auxiliares técnico administrativos e auxiliares de serviços gerais.

 

CAPS Adulto III Grajaú
Por meio do atendimento direto ao usuário e da articulação de recursos da rede, o CAPS Adulto III Grajaú tem por objetivo promover Projetos Terapêuticos Singulares para a diminuição do sofrimento psíquico e a inclusão do paciente como protagonista na sociedade.

A unidade fica na Rua Engenheiro Guaracy Torres, 1.243, também em prédio alugado. Conta com recepção, cozinha, refeitório, sala de enfermagem, farmácia, seis salas de grupo/atendimento/consultório, piscina e oito leitos de hospitalidade noturna. Cerca de R$ 178 mil foram investidos em reforma e compra de equipamento e mobiliário.

O quadro de funcionários conta com 50 profissionais, entre eles três médicos psiquiatras, três psicólogos, três oficineiros, três terapeutas ocupacionais, três assistentes sociais, um educador físico, um farmacêutico, dois técnicos de farmácia, um gerente, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e auxiliares.

 

Serviço

CAPS Infanto-juvenil III Cidade Dutra
Avenida Guilherme Henschel, 399 - Vila Represa – Cidade Dutra
Atendimento: Todos os dias durante 24h

CAPS Adulto III Grajaú
Rua Engenheiro Guaracy Torres, 1.243 – Jardim Shangrilá, Grajaú
Atendimento: Todos os dias durante 24h

 

 


CAPS Infanto-Juvenil Cidade Dutra: no Jardim Represa.

 


Centro de acolhimento vai funcionar 24 horas por dia

 


Prefeito Bruno Covas: atenção especial para a Zona Sul.

 


Subprefeito da Capela do Socorro, João Batista de Santiago (no centro, de paletó): benefício enorme.

 

 


CAPS Adulto Grajaú: no Jardim Shangrilá.

 


Inauguração no último dia 4 de dezembro: placa descerrada.

 

 


Prefeito Bruno Covas: ampliação da oferta de atendimento na região.