A pracinha querida do Jardim Lallo

A praça Massaut Justino de Oliveira, revitalizada, foi entregue no último sábado, 20 de outubro de 2018.

Dona Cleusa encarregou-se do bolo e do café – foi a primeira vez que houve algo assim em uma entrega de praça revitalizada. Todos que moram na praça Massaut Justino de Oliveira ou por perto vieram para ver a transformação dessa praça pequena mas acolhedora, que é praticamente o unico local de encontro e socialização desse lado do Jardim Lallo, na Cidade Dutra. Era dia de ver a praça nova, resultado do programa Zeladoria Local, da Subprefeitura de Capela do Socorro.

A praça Massaut Justino de Oliveira fica no encontro das ruas Maximiliano Martinez e Teresinha Machado. Até há pouco, era só um cantinho, sem nenhum equipamento de lazer, que só servia como estacionamento. Desde o último sábado, 20 de outubro de 2018, a praça passou a ser um ponto revitalizado.

Com a revitalização, a pracinha – pouco mais de 30 metros de meio-fio – agora conta com uma caixa de areia com brinquedos para as crianças da região e mesas e bancos para quem quiser parar, conversar ou jogar jogos de tabuleiro. Os próprios moradores ajudaram a plantar árvores e mudas de flores: Lantanas, Iresine, Hibiscos e Jabuticabas. Uma quadra acima pela rua Maximiliano Martinez, em uma segunda pracinha, a Subprefeitura aproveitou mais brinquedos infantis, como gangorras, para fazer outro espaço para crianças.

Esta foi a 17ª praça revitalizada da região, desde maio do ano passado. No dia da entrega, os próprios moradores ajudam nos serviços de varrição, capina, pintura de meio-fio, raspagem de publicidade lambe-lambe e plantio de mudas. Sempre com a ajuda de funcionários e equipamentos da Subprefeitura, também procede-se a limpeza de galerias e um serviço tapa-buracos no asfalto. A Subprefeitura cuida, ainda, do entorno e coleta lixo e entulho.

Essa iniciativa da Prefeitura prevê mutirões em todos os 96 distritos da Capital, um por semana na cidade, um por mês em cada Prefeitura Regional. O objetivo é descentralizar e regionalizar as ações, permitindo que os munícipes participem de atividades no mesmo bairro em que vivem.

A ideia é que, tendo participado das atividades de zeladoria, os moradores cuidem melhor de seu bairro ao longo do tempo – sem jogar lixo no chão nem entulho nos cantos. No caso da praça Massaut Justino de Oliveira, os moradores gostaram tanto do resultado que já estão se unindo para adotar o local, isto é, assumir a limpeza periódica da praça.

“Esta é a nossa casa, temos o dever de cuidar”, diz o prefeito regional João Batista de Santiago. “A Subprefeitura faz seu melhor esforço para que Capela do Socorro seja mais agradável para seus moradores”.

 


Praça Massaut Justino de Oliveira, no Jardim Lallo, Cidade Dutra: no lugar de um terreno abandonado.

 


Os moradores da praça Massaut Justino de Oliveira: entusiasmados com o novo espaço.

 


Casa do Tarzan e balanços: brinquedos para as crianças.

 


Bolo e café na entrega da praça: primeira vez, graças a dona Cleusa.

 


Dona Cleusa, que fez bolo e café: com o chefe de gabinete Abner da Silva e o subprefeito Santiago.

 


Em outro espaço, a uma quadra da praça, mais brinquedos para as crianças do bairro.

 


Veja como mudou a praça Massaut Justino de Oliveira: antes...

 


... e depois.