Para abrigar 1.290 famílias na Chácara do Conde

Prefeito vistoria obras de conjunto habitacional no Grajaú

As 1.290 unidades habitacionais estão distribuídas em 10 quadras.As 1.290 unidades habitacionais estão distribuídas em 10 quadras.s carentes de habitação da Capital. É a Chácara do Conde, parte da área de mananciais, no distrito de Grajaú, ocupada por moradias irregulares há cerca de 20 anos. Foi ali que esteve o prefeito Bruno Covas nesta quinta-feira, 18 de outubro, para vistoriar o início de obras do Conjunto Habitacional Chácara do Conde. Está em curso um projeto para abrigar 1.290 famílias.

O local passa por uma série de melhorias de infra-estrutura. O objetivo é urbanizar favelas e preservar os mananciais das represas Billings e Guarapiranga, principais fontes de abastecimento de água na capital.

O Conjunto Habitacional Chácara do Conde contará com 1.290 unidades habitacionais distribuídas em dez quadras, em área de intervenção de 218 mil m². O projeto foi dividido em duas fases.

Na primeira fase serão construídas 562 unidades habitacionais em convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), distribuídas em dez tipologias distintas, com prédios de 4 e 5 pavimentos e área interna variando de 41,93m² a 48,67m². Para a segunda fase, está prevista a construção de mais 728 apartamentos.

Os apartamentos terão dois dormitórios, sala de estar, banheiro, cozinha e área de serviço – alguns deles serão adaptados para pessoas com necessidades especiais. O maior diferencial desse conjunto é a tipologia dos apartamentos. As unidades maiores, com três dormitórios, serão destinadas a famílias numerosas, com muitas crianças ou necessidades adicionais, que recebem auxílio aluguel e foram removidas de áreas de risco ou de frentes de obras públicas.
Além de unidades habitacionais, o conjunto também contará com depósitos, brinquedotecas, salas de estudos, bicicletários, salas de medidores e áreas de lazer cobertas.

Para a execução das 562 unidades que irão compor o Conjunto Habitacional Chácara do Conde, já foram realizadas obras de infraestrutura bem como a conclusão de terraplenagem e acessos ao conjunto.

Na visita às obras, estiveram presentes também o secretário de Habitação Fernando Chucre, o secretário adjunto do Verde e Meio Ambiente, Luiz Ricardo Viegas de Carvalho, o presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB), Alex Peixe, e o chefe de Gabinete da Subprefeitura de Capela do Socorro, Abner Inácio da Silva.

 

#PraCegoVer - Quadro do projeto Chácara do Conde, mostrando a planta e a disposição das edificações
Conjunto Habitacional Chácara do Conde: na Vila Natal, Grajaú.

 

#PraCegoVer - Prefeito Bruno Covas, acompanhando a descrição do projeto e como será a forma final.
Prefeito Bruno Covas e o secretário de Habitação Fernando Chucre: projeto para 1.290 famílias.

 

#PraCegoVer - Terreno do projeto da Chácara do Conde, onde as 1.290 unidades habitacionais serão distribuídas em dez quadras.
As 1.290 unidades habitacionais serão distribuídas em dez quadras

 

#PraCegoVer - Autoridades durante a vistoria: da esquerda para a direita, no primeiro plano, Abner Inácio da Silva, chefe de Gabinete da Subprefeitura Capela do Socorro; vereador Rodrigo Goulart; prefeito de São Paulo, Bruno Covas; vereador Ricardo Nunes.
O chefe de Gabinete de Capela do Socorro, Abner Inácio da Silva (à esquerda),
acompanhou o prefeito na vistoria.