80 anos de Capela do Socorro

É 9 de outubro: Capela do Socorro comemora sua elevação a bairro oficial de São Paulo.

Bem-vindo à mais populosa Prefeitura Regional de São Paulo: abriga quase 700 mil pessoas, maior do que a grande maioria dos municípios do Brasil. Bem-vindo ao segundo bairro em extensão da cidade, 134,2 quilômetros quadrados (só perde para Parelheiros) – espaço para mananciais, para a História e para o desenvolvimento da cidade. Bem-vindo a Capela do Socorro. E, neste 9 de outubro de 2018, dê parabéns ao bairro, que completa 80 anos de elevação a bairro.

Capela do Socorro apareceu no mapa no início do século 20, quando São Paulo lançou o projeto de controle de vazão do Rio Tietê. A região acabou beneficiada com a retificação do Rio Pinheiros (diminuindo a região alagadiça) e a construção da Represa Guarapiranga (que aumentou a oferta de energia). Depois da seca de 1924, foi ampliado o projeto, com a construção da Represa Billings. E as pessoas começaram a chegar.

Os primeiros moradores – depois dos índios e de imigrantes alemães – mudaram-se para cá, atrás de lugar para morar. Eram os trabalhadores da crescente indústria de Santo Amaro, que se expandiu muito nos anos 1940. Em Capela do Socorro, os terrenos eram mais baratos e havia fartura de espaço.

 

Desenvolvimento

Com a construção das represas houve também a instalação de diversos equipamentos públicos e privados de lazer (parques, clubes, áreas de recreação). Foi construída a estrada Washington Luiz (atual avenida Washington Luiz) e, mais tarde, a avenida Interlagos. Um exemplo desse tipo de ocupação foi a Cidade Dutra, hoje distrito de Capela do Socorro, planejada e construída pela Auto Estradas S/A para atender a demanda de seus trabalhadores, e virou um vetor de desenvolvimento.

E que desenvolvimento. Hoje, a Prefeitura Regional da Capela do Socorro abriga 684.757 habitantes – 36.691 no distrito de Socorro, 203.473 em Cidade Dutra e 444.593 no Grajaú. É a mais populosa de todas as prefeituras regionais, de acordo com dados do IBGE atualizados pela Fundação Seade. Se fosse um município, Capela do Socorro seria o 8º do Estado de São Paulo. Só perderia para a Capital, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco e São José dos Campos. É maior, em população, do que Ribeirão Preto, Sorocaba, São José do Rio Preto, Santos, Diadema e Jundiaí, segundo projeções do IBGE. Por área, seria comparável a Franco da Rocha, Americana e Santo Antônio do Pinhal.

 

Coração ambiental

Seus 134,2 km² são 8,8% da área da cidade – a maior parte ocupada pelas represas Guarapiranga e Billings e pela vegetação. Capela do Socorro é uma das poucas Prefeituras Regionais dentro do índice de área verde adequada de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 12 m2 de área verde por habitante. Nosso índice é de 16,23 m2 de área verde por habitante, a sexta colocação, atrás de Parelheiros, Jaçanã/Tremembé, Perus, Freguesia/Brasilândia e Casa Verde/Cachoeirinha.

A Prefeitura Regional tem parques de conservação ambiental, como o Parque Natural Municipal (PNM) Bororé, com área de 170 hectares, nos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Bororé-Colônia, assim como o Parque Natural Municipal Varginha, localizado nas vizinhanças do PNM Bororé. O conjunto dessas unidades de conservação, somado ao PNM Jaceguava, compõe um mosaico de áreas especialmente protegidas.

São muito procurados, também, os parques Praia do Sol e da Barragem, na represa Guarapiranga. O Parque Jacques Cousteau, conhecido como Laguinho, fica bem no meio do bairro de Interlagos e concentra legiões de pessoas dedicadas ao exercício físico. O Parque Jacques Cousteau tem remanescentes de Mata Atlântica e fauna silvestre em abundância. Abriga nascentes, córrego e um lindo lago artificial. Em agosto, o Laguinho também completou 80 anos.

 

Cuidados com a população

A administração – com o professor e empresário João Batista de Santiago como prefeito regional –, vem dando ênfase à zeladoria na região e ao conforto dos moradores. Na esteira dessa política, foi instituído o programa Zeladoria Local, que melhora praças e ruas para uso dos moradores. Já foram feitas 16 edições do programa, para melhorar locais no Jardim Suzana, Jardim Primavera, Parque Grajaú, Largo do Socorro e praças Piemonte (Cidade Dutra), Frei Damião (Grajaú), Raimundo Nonato de Santiago (Socorro), pracinha das ruas Laszlo Zinner e Professor Gutemberg Campos. E também no Jardim Eliana, Jardim Myrna, Jardim Clipper e Vila Friburgo, entre outros.

Em todos esses locais, a Prefeitura Regional da Capela do Socorro esforçou-se para dotar as praças com brinquedos para crianças, aparelhos de ginástica para adultos e um local para exercício de cães, o ParCão (já foram feitos dois, em Veleiros e na Vila Friburgo).

É um lugar bom de morar, com 108 escolas, bibliotecas, hospital e um shopping Center (no distrito de Socorro). O Autódromo José Carlos Pace é palco, todos os anos, de uma das etapas do campeonato mundial de Fórmula-1. Capela do Socorro é um lugar que ainda hoje abriga os originários índios, imigrantes e toda a boa gente que ama sua região, sempre – e em especial neste dia 9 de outubro, em que a Prefeitura Regional completa 80 anos.
 

 


Prefeitura Regional da Capela do Socorro: no Jardim Clipper, distrito de Cidade Dutra.
foto Prefeitura Regional da Capela do Socorro

 


Laguinho, o Parque Jacques Cousteau: remanescentes de Mata Atlântica
e fauna silvestre em abundância. Tem nascentes, córrego e um lindo lago artificial.
foto Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA)

 


Autódromo José Carlos Pace: palco, todos os anos, de uma das etapas do Mundial de Fórmula-1.
foto PMSP / Divulgação



Programa Zeladoria Local: todo mês, uma praça revitalizada para os moradores do bairro.
foto Luiz Carlos de Assis / Assessoria de Comunicação