Todo mundo gosta dessa praça na Vila Friburgo

No dia 22 de setembro, uma nova edição do programa Zeladoria Local chegou à praça José Gomes da Silva Neto.

Todos eles vivem há décadas aqui. Muitos conviveram com o espaço que acumulava lama nos dias de chuva e poeira nos dias secos. Mas era o seu espaço – entre as ruas Antonio da Costa Dias e Tanzânia, no que para alguns é Jardim Santa Tereza e para outros parte da Vila Friburgo, no Distrito de Socorro. É a praça José Gomes da Silva Neto, que no último dia 22 de setembro tornou-se um recanto ainda mais agradável para todos. Nesse dia, chegou aqui o programa Zeladoria Local.

Dona Inês é uma dessas moradoras, já há 44 anos no local, que ajudou, ela própria, a plantar árvores para melhorar a praça. Outro é dona Cristina, também antiga moradora. Ou o senhor Romualdo, que ao chegar, em 1972, logo depois de se casar, só via a área aberta que serviu de canteiro de obras para a empresa que loteou a área – perto da avenida Antonio Barbosa da Silva Sandoval, a duas quadras da avenida Rio Bonito, perto da Sabesp.

“Vivi toda minha vida de casado aqui. Nunca fiz uma mudança na vida”, diz ele.

Todos eles ficaram satisfeitos com a passagem do programa Zeladoria Local, com o qual a Prefeitura Regional de Capela do Socorro ofereceu homens e equipamentos para melhorar canteiros, plantar mudas, limpar o local, fazer tudo mais bonito. A praça é toda nivelada, com zonas de descanso e bancos. Até agora, não tinha aparelhos para ginástica (vão chegar em breve) nem brinquedos para as crianças (que já estão lá).

“A ideia do programa Zeladoria Local é oferecer locais bem cuidados, com conforto para os moradores”, diz o prefeito regional João Batista de Santiago, que ajudou a plantar algumas das árvores e das mudas de flores no dia da entrega da nova praça.

Pelo programa Zeladoria Local, a Prefeitura Regional recupera a praça, poda árvores que estejam escurecendo o local – o que o torna mais seguro – e pode instalar caixa de areia e brinquedos. Na praça José Gomes da Silva Neto, existe agora uma Casa do Tarzan, escorregador e balanço – tudo feito de madeira. E, ainda, um ParCão, o segundo de nossa região (o outro é na praça Marcelo Costa Tavares, em Veleiros). Ali, as pessoas poderão levar seus cães para fazer exercícios.

No dia, a Prefeitura também ofereceu materiais e funcionários para ajudar os próprios moradores a tornar seu local mais lindo. Neste sábado, os moradores puderam participar diretamente, removendo propaganda dos postes, limpando as áreas, pintando guias, ajudando a plantar novas mudas.

A ideia do programa Zeladoria Local é manter locais como a praça José Gomes da Silva Neto sempre bem cuidados e prontos para receber, com conforto, os moradores. É também uma convocação para os cidadãos e para as famílias protegerem e cuidarem dos seus bairros, deixando seu espaço de vida mais bonito, mais seguro, mais saudável, com todo apoio da Prefeitura de São Paulo.

 

 


Praça José Gomes da Silva Neto: um recanto agradável em Vila Friburgo.

 


Casa do Tarzan e balanços para as crianças

 


ParCão: segundo instalado em Capela do Socorro.

 


Árvores foram podadas ou removidas para clarear a praça

 


Dona Inês, moradora há 44 anos.

 


Dona Inês e dona Cristina (acompanhadas pelo prefeito regional
João Batista de Santiago): novas mudas de árvores para embelezar a praça.

 


As crianças também ajudaram a plantar mudas

 


Canteiros de flores na praça revitalizada

 


O prazer de mexer na terra