Estamos no Setembro Amarelo, contra o suicídio.

A Prefeitura de São Paulo participa do esforço para reduzir ocorrências

Setembro Amarelo é a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo como forma de prevenção. Iniciada no Brasil pela entidade CVV – Centro de Valorização a Vida em setembro de 2014, desde então, onde locais públicos e particulares participam da ação iluminando fachadas na cor amarela.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014.

Em geral, a vontade de acabar com a própria vida é provocada pela falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia. O que não se destaca é que, na maioria dos casos, o radical desejo é gerado por um quadro de transtorno mental tratável, como depressão, transtorno bipolar afetivo, esquizofrenia, quadros psicóticos graves e transtornos de personalidade.