A praça que Veleiros sempre quis

Uma nova praça Marcelo Costa Tavares: remodelada, bonita, para a gente do bairro.

Conheça Itiro Yamamura, Alcides Meschiatti e dona Glória. Eles representam uma vasta população que conhece e ama, de muito tempo, a praça Marcelo Costa Tavares. A maioria veio de outros bairros, até de outras cidades, para encontrar esse local tão amigo, tão aconchegante, que é Veleiros. E que tiveram o prazer de, no último dia 23 de junho, ver sua praça toda transformada. Foi o dia do Bairro Lindo.

Era até difícil reconhecer a velha praça. Ali estava um local – altura do número 300 da avenida Leblon – que, por anos, foi uma praça praticamente abandonada. Grama e mato altos, bancos precisando atenção, degraus mal conservados, aparelhos de ginástica sem manutenção, invadida. Precisa ver agora: a praça renasceu.

O senhor Itiro Yamamura é um desses moradores que quase não reconhece a praça. Nascido no bairro, há 50 anos morando ali perto, na rua Estoril, ele criou três filhas (uma delas, hoje, mora no Japão). Lembra bem desse tempo, quando havia uma pequena capelinha no meio da praça. Alcides Meschiatti, de 83 anos, é outro: nasceu em Paulínia, no interior, e em 1950 mudou primeiro para a Vila das Belezas e afinal chegou a Veleiros, onde mora desde 1970. Dona Glória, 81 anos, mora há 54 anos no bairro.

Todos eles acompanharam o mutirão que deixou a praça mais bonita. Até o marco da praça – uma pedra com gravação em data incerta – foi renovado. A pedra mostra que ali é o marco zero do bairro. Agora, há um parque para cães se exercitarem em aparelhos específicos. É o primeiro ParCão da região. Tudo feito pela Prefeitura Regional da Capela do Socorro e pelos próprios moradores.

Essa é a essência do programa Bairro Lindo. Nesse mutirão, são realizados serviços de varrição, capina, pintura de meio fio, limpeza de galerias, tapa buracos, raspagem de publicidade lambe-lambe, plantio de mudas e outros reparos necessários à revitalização de praças e seus entornos, além de coleta de lixo e entulho. O trabalho é realizado por meio de voluntários, com material e equipamentos fornecidos pela Prefeitura.

Essa iniciativa da Prefeitura prevê mutirões em todos os 96 distritos da Capital, vários por semana na cidade, um por mês em cada Prefeitura Regional. O objetivo é descentralizar e regionalizar as ações, permitindo que os munícipes participem de atividades no mesmo bairro em que vivem.

A ideia é que, tendo participado das atividades de zeladoria, os moradores cuidem melhor de seu bairro ao longo do tempo – sem jogar lixo no chão nem entulho nos cantos.

“Esta é a nossa casa, temos o dever de cuidar”, diz o prefeito regional João Batista de Santiago. “A Prefeitura Regional faz seu melhor esforço para que Capela do Socorro seja mais agradável para seus moradores”.

Portanto, se você gosta do seu bairro – Veleiros, distrito de Socorro –, e não esteve aqui no dia do evento, venha conhecer a praça Marcelo Costa Tavares. Esta é a sua nova praça.



Aparelhos renovados para uso dos moradores



Cercado novo, com areia, para a alegria das crianças



Bancos e mesas recuperados e pintados: para passar o dia sem preocupações.


Marco Zero de Veleiros: o ponto central do bairro.


ParCão: onde os moradores podem levar seus cães para exercícios.


Itiro Yamamura (à esquerda): nascido em Veleiros,
há 50 anos morando na rua Estoril.


Alcides Meschiatti, 83 anos: mora em Veleiros desde 1970.


Moradores e amigos do bairro: juntos para melhorar a antiga praça.


Mães e filhos: ocupação de locais onde antes havia invasores.


Os moradores já estão aproveitando os novos aparelhos de ginástica


Dona Glória, 81: há 54 anos moradora de Veleiros.