Vacinação ampliada em junho: gripe e febre amarela.

Ação preventiva continua. A meta é alcançar de 90% a 95% da população.

Para alcançar a meta de imunização de 90% do público-alvo no caso da vacina contra gripe e de 95% para a febre amarela, a campanha vai continuar. A vacinação contra a gripe, prevista para ser encerrada na sexta-feira (1º de junho de 2018), foi prorrogada no município de São Paulo até 15 de junho. A data de encerramento da campanha de vacinação contra febre amarela foi ampliada de 30 de maio para 30 de junho.

No caso da vacina contra gripe, a imunização dos grupos prioritários começou em 23 de abril e atingiu 59,1% de cobertura até quarta-feira (30 de maio), abaixo da meta de 90% da somatória dos públicos-alvo estimada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

A maior cobertura entre os grupos prioritários é o da população indígena, com 103,5% de vacinados, seguido de pessoas com 60 anos ou mais (72,5%), mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto-puérperas (60,5%), profissionais de saúde (57%) e pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades (46,1%). A cobertura segue abaixo do esperado entre as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos (37,6%) e gestantes (36,8%). Já para febre amarela, foram vacinadas 6,5 milhões de pessoas na capital paulista, desde setembro do ano passado, o que representa 56,1% da população. A meta é atingir 95% dos moradores.

Para receber a vacina contra a gripe, é preciso levar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e cartão SUS. Os profissionais de saúde e educação precisam apresentar holerite ou crachá de identificação. Portadores de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a receita da medicação que faz uso com data dos últimos seis meses.

A vacina contra febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde da cidade. Para receber a dose, é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS. Para saber qual a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência mais perto de seu endereço, basta consultar o Busca Saúde.

É importante lembrar que a vacina contra a febre amarela não é indicada para crianças menores de 9 meses de idade, gestantes, mulheres amamentando, crianças com até 6 meses e pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, como neoplasia (câncer), HIV, tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores) e pessoas submetidas a transplante de órgãos. Em caso de dúvida, é importante consultar a equipe de saúde da UBS ou seu médico, antes de se vacinar.