Todo nosso carinho pela Represa

Defensores da represa reuniram-se no Parque da Barragem para o Abraço Guarapiranga.

Com o apoio da Prefeitura Regional da Capela do Socorro, moradores e defensores da represa Guarapiranga encontraram-se neste último domingo, 27 de maio de 2018, para mostrar quanto nos preocupamos com nossa grande represa. Foi a 13ª edição do Abraço Guarapiranga, que mobilizou e alertou cidadãos, empresas e governantes de todas as esferas para a urgência em construir uma nova cultura de cuidado com a água.

Neste ano, o Abraço Guarapiranga elegeu como tema “Por novas atitudes de cuidado com a água. Basta de degradação”. Segundo o organizador, a ONG De Olho nos Mananciais, “nada justifica que diante de tantos problemas, a sua, a minha, a nossa água permaneça com tamanho descuido: basta de poluição e destruição dos mananciais!”. A Prefeitura Regional da Capela do Socorro apoia – e muito – esse cuidado com a nossa água.

Na verdade, foram três abraços – no Jardim Ângela (M’Boi Mirim), no Embu Guaçu e aqui, na Capela do Socorro. A concentração para o nosso abraço foi no Parque da Barragem (altura do número 1000 da avenida Atlântica, em frente ao 102º Distrito Policial).

A partir das 9h30, houve oficinas de sustentabilidade, atividades ambientais e exposições; uma tenda dos produtores orgânicos de Parelheiros e de ONGs; exposições de escolas e de grupos de escoteiros; e local para piquenique. Uma equipe de ciclistas marcou o Pedal do Abraço: os atletas e aficionados do grupo Ascibikers e outros vieram desde a Praça do Ciclista, na avenida Paulista, em direção ao Parque da Barragem. Outro grupo partiu do Grajaú. Bandas de músicas e cantores fizeram shows e atividade culturais.

Um plantio simbólico espalhou 13 mudas – em referência à 13ª edição do Abraço – por boa parte do parque da Barragem. Estudantes, escoteiros, ciclista e cidadãos em geral ajudaram a plantar as mudas de sibipiruna, pitangueira e araçá.

“A comunidade é a maior beneficiada. Mostramos assim como a represa é importante e ajudamos a melhorar um dos nossos parques”, disse o prefeito regional João Batista de Santiago.

O prefeito regional acompanhou todo o cortejo no caminho em torno da barragem e participou ativamente do Abraço Guarapiranga.

 


Abraço Guarapiranga: a comunidade da Capela do Socorro reunida pela nossa represa.

 


Abraço Guarapiranga 2018: 13ª edição, apesar das dificuldades com a crise dos combustíveis.

 


Prefeito regional João Batista de Santiago: plantio de 13 mudas para simbolizar a 13ª edição.

 


Ciclistas às dezenas: da avenida Paulista para o Parque da Barragem.