Capela do Socorro agora tem Junta de Serviço Militar

Não é preciso mais se deslocar até Santo Amaro para o alistamento

Jovem que completa 18 anos este ano: você tem até junho para se alistar no Serviço Militar. Jovem de Capela do Socorro e de Parelheiros: você não precisa mais ir a Santo Amaro: agora, a Prefeitura Regional de Capela do Socorro tem uma Junta de Serviço Militar. Fica na rua Walter Pereira Correia, 36, nos fundos do prédio da Prefeitura.

É a 21ª Junta instalada em Prefeitura Regional na cidade. A nova Junta segue o plano de atendimento aos jovens em idade militar pelas prefeituras. Cada local tem três a quatro funcionários, em geral da Guarda Civil Metropolitana (GCM), para fazer o cadastro, depois remetido às Forças Armadas.

O plano é antigo. Em junho 2009, a Prefeitura de São Paulo deu 60 dias para que se iniciasse o serviço das Juntas nas então subprefeituras. Às vezes por falta de recursos, às vezes por falta de pessoal, o plano sofreu atrasos no meio do caminho. No início do ano passado, com a nova gestão do prefeito João Doria, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana retomou o programa.

Por isso, não foi com pouco orgulho que o prefeito regional João Batista de Santiago deu as boas-vindas a todos os convidados, entre eles o secretário municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira. Estiveram na mesa, também, o comandante da GCM, Edson dos Santos Oliveira; o tenente-coronel Galileu Colle Gondim, chefe da 4ª Circunscrição do Serviço Militar; e Carlos Eduardo Righi, supervisor geral das Juntas de Serviço Militar. Além desses, estava presente, ainda, o supervisor geral das Juntas do Serviço Militar, o 2.o tenente QAO Mariano Tito, e o vereador Ricardo Nunes, que batalhou pela implantação da JSM.

“Quando eu me alistei – contou o prefeito regional Santiago –, tínhamos de ir a Santo Amaro, que parecia ainda mais distante do que é na realidade.”

Nesse meio tempo, Capela do Socorro teve uma Junta de Alistamento, que funcionou durante anos na avenida Atlântica. Quando esta Junta fechou, todo o serviço de alistamento foi passado de novo para Santo Amaro – que até há pouco atendia todos os jovens de Capela do Socorro e de Parelheiros.

“Santo Amaro estava sobrecarregada”, lembrou em discurso o secretário José Roberto Rodrigues de Oliveira.

A Junta de Santo Amaro vinha atendendo cerca de 13 mil jovens por ano, o que a tornou uma das maiores do Brasil. Com a inauguração da Junta de Capela do Socorro, cerca de 5 mil jovens passarão a fazer o alistamento aqui – com mais rapidez e mais conforto.

 

Serviço
Junta de Serviço Militar de Capela do Socorro
Rua Walter Pereira Correia, 36, Jardim Clipper, Cidade Dutra
Telefone 3209-6683
De segunda a sexta, de 7h às 15h30

 

Prefeito Regional João Batista de Santiago:
“Quando eu me alistei, tínhamos de ir a Santo Amaro”.

 


“Santo Amaro estava sobrecarregada”, lembrou em discurso
o secretário José Roberto Rodrigues de Oliveira.

 


Descerramento da placa de inauguração: há muito tempo, esta Junta era aguardada.

 


99ª Junta de Serviço Militar: de segunda a sexta, 7h às 15h30.