Subprefeitura Capela do Socorro traz ao Grajaú especialista em violência escolar de Nova York

Saiba mais sobre a visita

Nesta terça feira,dia 26 de abril, a partir das 9h30, atendendo a convite
do Projeto Capela em Ação da Subprefeitura Capela do Socorro, dois
especialistas em violência nas escolas de Nova York, estarão em visita a
Escola Teodomiro Toledo Piza na rua Pelagia  Starbulov, 324 no bairro do
Grajaú.

Há um consenso sobre a importância de se melhorar a qualidade de nossas
escolas públicas, mas pouco se debate com outras grandes cidades do mundo
que também enfrentam problemas como a falta de professores e diretores,
tráfico de drogas e armas, ameaças a professores e alunos, vandalismo e
roubos. O Instituto Fernand Braudel, em parceria com o Consulado dos
Estados Unidos, traz dois gestores de Nova York em uma série de encontros
na Grande São Paulo com profissionais, alunos e pais da rede pública, para
trocar experiências sobre segurança e gestão escolar nas duas metrópoles.

Samuel Bethae, Administrador Regional de Segurança Escolar da região do
Bronx, em Nova York, e Andaye de la Cruz, Diretora de Orientação Acadêmica
e Apoio a Adolescentes e Familiares, da Secretaria Municipal de Educação
de Nova York, juntamente com a representante do consulado dos Estados
Unidos Patrícia Baptista e Norma Gall e Patrícia Guedes do Institudo
Fernand Braudel discutirão o tema Violência no Ambiente Escolar com
membros da comunidade do Jd Somara no Grajaú. Participarão desta discussão
os presidentes dos 4 Consegs da região, os representantes das Delegacias
de Polícia do 48 DP, 85 DP, 101 DP e 102 DP, a Inspetoria da Guarda Civil
Metropolitana, o Subprefeito, a Dr. Maridite Diretora
Geral do Hospital de São Matheus, além de membros da coordenadoria de
educação, saúde e assitência social da Capela do Socorro.

O exemplo exposto será o da cidade de Nova York que além de iniciar uma
ampla reforma no ensino, a cidade tem um programa de segurança escolar que
conta com 4.000 agentes de segurança, moradores dos próprios bairros que
ganham empregos e contribuem para a participação da comunidade nas mais de
mil escolas da cidade. A visita será encerrada com o Seminário Gestão e
Segurança Escolar, destinado a educadores, empresários,
pesquisadores,profissionais do terceiro setor e técnicos públicos que
debaterão sobre desafios e estratégias para a melhoria do ambiente
escolar. Além de Samuel Bethea e Andaye de La Cruz estarão debatendo Iara
Prado, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
 e Rildo Guilherme de Oliveira, diretor de escola na rede estadual em São
Bernardo

O seminário é gratuito e acontece na próxima Quarta-feira, 27 de abril, às
8h30
Na sede do Instituto Braudel - Rua Ceará, 02 - Higienópolis - São Paulo -SP
Haverá tradução simultânea
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (11) 3824-9633 e
do email: ifbe@braudel.org.br

Abaixo seguem os resumos biográficos dos palestrantes norte-americanos

SAMUEL BETHEA
Resumo Biográfico
 
 
Samuel Bethea é Administrador Regional de Segurança Escolar da região do
Bronx, em Nova York. É responsável pela coordenação dos trabalhos
relativos a políticas de segurança e planejamento nas escolas. Trabalha
diretamente com o superintendente e o diretor regional da secretaria
municipal da educação, o superintendente para assuntos curriculares e com
a Diretora de Orientação Acadêmica e Apoio a Adolescentes e Familiares.
Também coordena equipes da Secretaria de Educação e diretores das escolas
de seu distrito, desenvolvendo e apresentando soluções para questões
ligadas específicamente à segurança nas escolas.
 
Samuel Bethea tem 25 anos de experiência nas áreas administrativa,
acadêmica, disciplinar e de intervenção em situação de crise.
Anteriormente, foi Coordenador de Segurança Escolar, responsável pela
criação e implementação de normas e procedimentos de segurança nas
seguintes escolas: Evander Childs High School, John F. Kennedy High School
e a Theodore Roosevelt High School, dentre inúmeras outras.
 
O Dr. Sam Bethea é formado em administração e supervisão escolar pela
Faculdade Iona no estado de Nova York. Tem mestrado em ciências, com
especialização em educação para alunos com necessidades especiais /
distúrbios emocionais. Também é formado em administração de distritos
escolares.

ANDAYE De La CRUZ
Resumo Biográfico

Andaye de la Cruz é Diretora de Orientação Acadêmica e Apoio a
Adolescentes e Familiares, da Secretaria Municipal de Educação de Nova
York/ 2o Distrito Educacional. Desde que ocupou o cargo em 2003, tem sido
responsável pela adminstração, coordenação e supervisão de serviços de
apoio estudantil e abscenteísmo escolar. Também é responsável pelos
serviços de saúde e segurança nas escolas, programas disciplinares
alternativos, bem como pelos serviços de prevenção e/ou intervenção e
emergenciais. Coordena os programas de parcerias escola-comunidade e
extra-comunidade.
 
De 1983 a 2003, ocupou diversos cargos no Conselho Educacional de Nova
York, tais como: diretora do comitê de educação para crianças com
necessidades especiais (CSE), administradora do escritório do Brooklyn
para alunos com deficiências auditivas e/ou visuais, assistente do
diretor-executivo da divisão de educação para alunos com necessidade
especiais, chefe do setor de regulamentos e implementação. Também
desempenhou outras funções como: administradora para projetos dirigidos a
alunos bilíngues, instrutora de treinamentos e desenvolvimento para
funcionários do departamento dos serviços de saúde clínicos e como
assistente social bilíngüe.
 
É especialista em consultoria, supervisão e treinamento. Coordenou
workshops e deu assistência especializada em organizações que incluem o
Grupo "Rights of Passage" (organização que trabalha com garotas
afro-americanas), o Centro de Apoio a Adolescentes de Manhattan Valley (em
Nova York), a Escola Hudson em Hoboken (Nova Jérsei), a Rede de Mulheres
(Women's Network), e a Escola Wurzweiller de Trabalhos Sociais, da
Universidade Yeshiva de Nova York.
 
Suas publicações incluem artigos sobre questões de saúde mental na
educação de adolescentes latinos e afro-americanos ("Where There's a Will,
There's a Way: Mental Health Issues for Black and Latino Male Youth"), de
2002; avaliações sobre necessidades especiais de alunos de diferentes
origens culturais e/ou linguísticas ("The Special Education Assessment
Process of the Culturally & Linguistically Diverse Student: Viewed from an
Ecological Perspective"), de 1999; services sociais analizados a partir de
um enfoque feminista ("Theory and Practice for Women of Color"), de 1985;
a situação das mulheres no mundo ("Somos Hermanas, Women in Struggle:
Caribbean, Latin and Central American Women in Liberation Movements"),
trabalho apresentado na conferência das Nações Unidas em 1985; e sobre
questões de identidade para mulheres negras e porto-riquenhas ( "Issues of
Black Identity for the Black Puerto Rican Woman"), em 1984.
 
Andaye De La Cruz é membro do conselho-diretor da Escola Hudson e da
organização pelos direitos humanos das mulheres, MADRE. Também é membro da
organização NABE (Associação Nacional de Educadores Bilíngues), da SABE,
um grupo em prol dos direitos de pessoas com deficiências, e da Associação
Nacional de Assistentes Sociais.
 
É formada em literatura espanhola e filosofia da religião; mestrada em
assistência social (pela Faculdade Hunter de Assistência Social) e em
Educação Bilíngue para Alunos com Necessidades Especiais (pela
Universidade de Long Island). É formada em administração e supervisão
escolar, também pela Universidade de Long Island.