Especialista em violência nas escolas de NY visita Grajaú

Saiba como foi a visita

Atendendo a convite do Projeto Capela em Ação da Subprefeitura Capela do Socorro , os norte-americanos especialistas em  educação Samuel Bethae e Andaye de La Cruz visitaram na terça-feira (26/04), a Escola Municipal Teodomiro Toledo Piza, rua Pelagia Starbulov, 324, no Grajaú, para falar sobre o combate à violência nas escolas.

Com experiências positivas na coordenação de projetos educacionais, eles estiveram em São Paulo para uma série de encontros com profissionais, pais e alunos da rede pública de ensino, através de uma parceria entre o Consulado dos Estados Unidos e o Instituto Fernand Braudel.

Samuel Bethae é administrador de Segurança Escolar da região do Bronx, em Nova York. Andaye de La Cruz é diretora de Orientação Acadêmica e Apoio a Adolescentes e Familiares, da Secretaria de Educação de Nova York.

 A troca de experiências entre as grandes cidades  do mundo é de grande importância para se melhorar a qualidade de nossas escolas públicas  que também enfrentam problemas  em comum como a falta de professores e diretores, tráfico de drogas e armas, ameaças a professores e alunos, vandalismo e roubos.

Estiveram  presentes no evento membros da polícia civil da Capela do Socorro, dos Conselhos Comunitários de Segurança - Consegs, da Inspetoria da Guarda Civil Metropolitana, da Coordenadoria Regional de Educação, Saúde e Assistência Social, além da Dra. Maridite Cristóvão Gomes de Oliveira, Diretora do Hospital Geral de São Mateus Doutor Manuel Bifuco, e do Subprefeito da Capela do Socorro.

O exemplo exposto foi o da cidade de Nova York, que além de iniciar uma ampla reforma no ensino, tem um programa de segurança escolar com 4.000 agentes de segurança, moradores dos próprios bairros que ganham empregos e contribuem para a participação da comunidade nas mais de mil escolas da cidade.