Conheça um pouco de história da Capela do Socorro

Saiba como surgiu a localidade

Apesar de ter data de aniversário definida, 09 de Outubro, determinar a idade da Capela do Socorro é uma incógnita, já que a região é conhecida como Socorro desde os tempos em que Santo Amaro ainda era um município.

Mas algumas datas podem ser citadas como marcos da região. Em 1935, Santo Amaro passou a integrar a cidade de São Paulo e três anos depois, em 1938, o Governo do Estado desmembrou do distrito a região conhecida como Socorro, como já existia o município de Socorro no interior paulista, a região passou a ser chamada de Capela do Socorro, por existir ali uma capelinha de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Mas importantes ícones da região datam de anos anteriores a este fato, portanto não é possível afirmar que 1938 seja a data definitiva.

A represa Guarapiranga, por exemplo, foi criada em 1908, a partir do rio Guarapiranga, afluente do rio Pinheiros, sendo chamada na época de Represa Velha de Santo Amaro, depois passando a Guarapiranga em 1928 quando a sua área foi aumentada e a mesma passou a ser utilizada como fonte de abastecimento de água a cidade de São Paulo.

Em janeiro de 1925 iniciou-se por determinação do Presidente Arthur Bernardes a construção da maior obra do setor energético até então no país, a represa Billings a partir de um braço do rio Pinheiros.

Com a execução do projeto, as águas de vários rios do planalto foram conduzidas para formar uma represa no rio Grande, hoje denominada represa Billings.

Se levarmos em consideração o início do adensamento populacional o mesmo começou no início dos anos 30 com as casas de veraneio no entorno da represa de Guarapiranga.

E há ainda a construção da Capelinha no Largo do Socorro em 1936 que foi o marco que determinou o nome que a região tem hoje.